O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA CRECHE: seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor

Autores/as

  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo
  • Priscila de Campos Faculdade Cenecista de Capivari - FACECAP. São Paulo.

Resumen

Este artigo faz uma análise dos processos que envolvem o trabalho pedagógico a partir do ingresso das crianças na creche, com o objetivo de discutir a adaptação de bebês e crianças pequenas no espaço da Educação Infantil, visto que este é um processo complexo e gradual e que envolve o bebê, seus pais, a educadora/educador e a instituição de Educação Infantil. A partir de uma pesquisa bibliográfica, discutiremos as ações e as práticas da Educação Infantil, com o objetivo de compreender como os profissionais que trabalham com os bebês e/ou crianças pequenas podem atuar de maneira adequada e significativa para que o processo de adaptação aconteça de forma mais humanizada, visando o desenvolvimento afetivo, cognitivo, psicomotor e social da criança. O procedimento metodológico utilizado para desenvolver o presente estudo foi uma pesquisa bibliográfica, a partir das leituras das obras de Winnicott (1982), Bowlby (1990), Erikson (1978), Rapoport (2005), Oliveira (2008), Galvão (1995), Negrine (2010), dentre outros.

Descargas

Biografía del autor/a

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal do Espírito Santo/Centro Universitário Norte do Espírito Santo – UFES -CEUNES. 

Priscila de Campos, Faculdade Cenecista de Capivari - FACECAP. São Paulo.

Aluna do curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Capivari/São Paulo. Professora da Educação Infantil do município de Capivari/São Paulo.

Citas

AMORIN, Ana Luísa Nogueira de; DIAS, Adelaide Alves. Currículo e educação infantil: uma análise dos documentos curriculares nacionais. Espaço do currículo, v.4, n.2, p.125-137, Setembro de 2011 a março de 2012.

BOWLBY, John. Apego e perda. Vol1. 2.ed., São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BRASIL. Parecer CNE/CEB Nº 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Ministério da Educação- Conselho Nacional da Educação Básica - Brasília – DF. Aprovado em 11/11/2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br> acesso em 12/jun/2012.

______. Resolução CNE/CEB Nº 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Básica. Brasília, 17 de dezembro de 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br> acesso em 29/abr/2012.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v.1. Brasília: MEC/SEF, 1998a.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v.2. Brasília: MEC/SEF, 1998b.

______. Lei 9394 – LDB: Lei de Diretrizes e Bases, de 20 de Dezembro de 1996.

______. Constituição: República Federativa do Brasil. Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

______. Lei 4024 – LDB: Lei de Diretrizes e Bases, de 20 de Dezembro de 1961.

ERIKSON, E.H. Infância e Sociedade. Petrópolis: Vozes, 1978.

FREITAS, Marcos Cesar de (Org.). História Social da Infância no Brasil. Ed. Cortez: São Paulo, 2006.

HADDAD, Lenira. A creche em busca de identidade: Perspectivas e conflitos na construção de um projeto educativo. Ed. Loyola – São Paulo, 2002.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 14. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995.

MERISSE, Antonio. As origens das instituições de atendimento à criança: o caso das creches. In: MERISSE, A. et. al. Lugares da Infância: reflexões sobre a história da criança na fábrica, creche e orfanato. São Paulo: Arte & Ciência, 1997, p.25-51.

NEGRINE, Airton da Silva; NEGRINE, Cristiane Soster. Educação infantil: pensando, refletindo, propondo. Caxias do Sul-RS: Educs, 2010.

OLIVEIRA. Zilma R. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

______. Educação Infantil: muitos olhares, 2.ed.- São Paulo: Cortez, 1995.

PALMEN, Sueli H. C. A implementação de creches nas universidades públicas estaduais paulistas: USP, UNICAMP, UNESP. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP. 2007.

RAPOPORT, Andrea. Adaptação de bebês à creche: a importância da atenção de pais e educadoras. Porto Alegre: Mediação, 2005.

RAPOPORT, Andrea; PICCININI, Cesar Augusto. O Ingresso e Adaptação de Bebês e Crianças Pequenas à Creche: Alguns Aspectos Críticos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 14, n. 1, 2001, p. 81-95. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1982.

Publicado

28-12-2016

Número

Sección

Artigos