Os desdobramentos históricos da educação física no Brasil e seus desafios na contemporaneidade

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Resumen

O presente artigo apresenta uma breve reflexão histórica acerca da constituição da disciplina de Educação Física enquanto área do conhecimento da Educação Básica, buscando compreender como passado e presente se relacionam e refletem nos desafios atuais que marcam as práticas de ensino da disciplina na atualidade. Norteados por Bloch (2011) corroboramos no entendimento que, desconhecer o passado não compromete apenas a compreensão do presente, mas principalmente afeta as nossas ações futuras, em outras palavras, tal conhecimento pode ser concebido como uma maneira de se buscar superar os desafios impostos à disciplina na atualidade.

Palavras-chave: Educação Física. História. Práticas de ensino.

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Biografía del autor/a

Gleisiele Saraiva Rangel, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Ensino na Educação Básica pelo Programa de pós-graduação em Ensino na Educação Básica. UFES - Campus São Mateus. Graduação em Educação Física.

Maria Alayde Alcântara Salim, UFES

Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), Especialista em História Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), Mestrado em Educação – PPGE/CE/UFES (2001), Doutorado em Educação - PPGE/CE/UFES (2001). Atualmente é professora adjunto IV no Departamento de Educação e Ciências Humanas e professora permanente do Programa de Pós – Graduação em Ensino na Educação Básica – DECH/PPGEEB/CEUNES/UFES.

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Publicado

30-11-2018

Número

Sección

Artigos