Geogebra 3D: Relato de uma experiência na superação de dificuldades de aprendizagem em geometria espacial

Autores/as

  • Lucio Souza Fassarella Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0001-6339-8958
  • Rosângelo Jesus da Rocha PPGEEB/UFES - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

O presente artigo discute brevemente a utilização do computador nas aulas de matemática e descreve uma experiência no ensino de Geometria com o uso do software de geometria dinâmica Geogebra 3D, realizada no ano de 2018 em turmas do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Machado de Assis, cidade de Teixeira de Freitas–BA. O desenvolvimento e as contribuições da proposta foram analisados qualitativamente com base na observação participante e nos depoimentos escritos pelos alunos; também comparamos os desempenhos das turmas nas avaliações que antecederam e sucederam a utilização do Geogebra 3D. A experiência mostrou que o Geogebra 3D pode contribuir efetivamente para aprendizagem dos saberes matemáticos relacionados à Geometria Espacial, além de promover o envolvimento ativo e reflexivo dos alunos.

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Biografía del autor/a

Lucio Souza Fassarella, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestre em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1998) e doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2002). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), lotado no Departamento de Matemática Aplicada (DMA) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pesquisa em Matemática e Física, especialmente em temas relacionados a Mecânica Quântica.

Rosângelo Jesus da Rocha, PPGEEB/UFES - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo

Possui especialização em Letra e Literatura Brasileira pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá- RJ. Licenciado em Letras com Habilitação em Português/Inglês e literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, graduado em Matemática. pela Universidade Metropolitana de Santos. Atualmente é professor - concursado do Centro Educacional Machado de Assis. Possui experiência na área da educação, com ênfase em Matemática e Português. Interessa-se por estudos sobre História da Educação Matemática.

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Publicado

30-11-2018

Número

Sección

Relatos de experiência