Nuevas midias nuevas lenguages
un estudio de caso a respecto de las estrategias de aprendizage y el desarollo de una disciplina de estudios midiaticos
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.36196Palabras clave:
Educação Midiática, Ensino Remoto, Arte Educação, Ensino Médio de Tempo IntegralResumen
Neste artigo, pretendo apresentar algumas de minhas percepções, enquanto arte-educador da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, a respeito do regime de ensino-aprendizagem à distância oferecido aos alunos e alunas das Escolas Estaduais de MG durante a pandemia de Covid-19, bem como apontar os caminhos de pesquisa-ação desenvolvidos por mim, em parceria com quase duas dezenas de arte-educadores, no Programa de Residência Pedagógica X e seus efeitos para a proposta de um curso de educação midiática para jovens do 1º ano do Ensino Médio de Tempo Integral.
Descargas
Citas
ASSANGE, J. Quando o google encontrou o Wikileaks. São Paulo: Boitempo, 2015.
BARBOSA, A. M.; A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva: 1991.
BRITO, A. A de; THIMOTEO, T.B; BRUM, F. Redes Sociais, suas implicações sobre a imagem corporal de estudantes adolescentes e o contexto da pandemia do coronavírus (COVID-19). In: Temas de Educacao Física Escolar, v. 5. n. 20, Anais do VII Encontro de Educacao Física Escolar, Rio De Janeiro: Colégio Pedro II, 2020. Disponível em: < https://cp2.g12.br/ojs/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3032>. Acesso em 04 jul. 2021.
CAVALCANTE, J. R; ABREU,A. L. COVID-19 no município do Rio de Janeiro: análise espacial da ocorrência dos primeiros casos e óbitos confirmados. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online]. 2020, v. 29, n. 3. Disponível em: <https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000300007>. Acesso em 10/07/2021.
COMAROFF, J.; COMAROFF, John L. Ethnicity, Inc. Chicago: University of Chicago Press, 2009.
___. Etnografia e imaginação histórica. In: Proa: Revista de Antropologia e Arte. Campinas, v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: <http://www.ifch.unicamp.br/proa/TraducoesII/comaroff.html#sdendnote1sym>. Acesso em: 10 jul. 2021.
___. Millenial capitalism: first thoughts on a second coming. Durham: Duke University Press, 2001.
DESLANDES,S. F. ; COUTINHO,T. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. In: Ciência & Saúde Coletiva [online]. v. 25, suppl 1, pp. 2479-2486, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.11472020>. Acesso em 22 jul 2021.
FOULCAULT, M. História da Sexualidade. A vontade do saber (vol 1). São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
___. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GETSCHKO, D. Pesquisa web sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. São Paulo, 2021. Disponível em: < https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20210426095323/painel_tic_covid19_livro_eletronico.pdf >. Acesso em 20 jul 2021.
GOMES, H.F. O novo Ensino Médio na rede pública Estadual de Ensino e Minas Gerais: Um estudo da implantação do tempo integral e integrado. Dissertação (Mestrado em Educação). Belo Horizonte: UFMG, 2019.
HOUAISS. Grande Dicionário da Língua Portuguesa. Versão 6, 2022. Disponível em: <https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v6-0/html/index.php#0>. Acesso em 31/03/2022.
LOPES, R.B. Pandemia, distopia e sociedade de controle. In: Voluntas, revista internacional de filosofia, UFSM, v. 11, e43, p 1-11. Santa Maria, 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/43978/pdf> . Acesso em 04 jul. 2021.
MAGELA, A. Afecções, exercícios. protopedagogias teatrais.In: Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 4, n.2. Uberlândia, 2017.
MICHAELIS. Dicionário Online da Língua Portuguesa, 2020.
OLIVEIRA, B.R et all. Implementação da educação remota em tempos de pandemia: Análise da experiência do Estado de Minas Gerais. In: RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara: v. 16, n. 1, p. 84-106, jan./mar. 2021.
OLIVEIRA, B. R.; DAROIT, D. Public policy networks and the implementations of the Bolsa-Família Program: an analysis based on the monitoring of school attendance. In: Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 28, 2020.
RESNICK, N. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity Through Projects, Passion, Peers, and Play. Massachusetts: MIT Press, 2017.
ROCA, A. O espectro criminal: entre sombras e imagens. Uma entrevista com Jean Comaroff e John Comarof. In: Revista Plural. 2018, v. 25 n. 2. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/plural/article/download/153626/150078/329294+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 10/07/2021.
ROCHA, A.B. Utopias e distopias em tempos de pandemias. In: Amazonas Atual. 27 de Abril de 2020. Disponível em: < https://amazonasatual.com.br/utopias-e-distopias-em-tempos-de-pandemias/?__cf_chl_jschl_tk__=pmd_3fdea9c7541a28db8fc55e0463c422a1a659bf36-1627488492-0-gqNtZGzNAg2jcnBszQhi>. Acesso em 01 jul. 2021.
ROSADO, L. A. da S.; TOMÉ, V. M. N. As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online], v. 96, n. 242, p. 11-25, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S2176-6681/324612565> . Acesso em 20 jul 2021.
PEDROSA, Gabriel Frazao Silva; DIETZ, Karin Gerlach. A prática de ensino de arte e educação física no contexto da pandemia da COVID-19. In: Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 6, p. 103-112, 2020. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/boca/article/view/PedrosaDietz>. Acesso em: 26 jun. 2021.
SCHAFER, M. O ouvido pensante. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
SCORZA, J. Do online students dream with electric teachers?. In: JALN V. 9. Junho de 2005. Disponível em: < https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/1796/627 >. Acesso em 20 jul 2021.
SUPPIA, A; BAUTE, L. F.; CAETANO, L.C. Apresentação Dossiê —“Imaginários Contagiantes”. In: Imaginários contagiantes: Fantasia, horror e ficção científica na era da COVID-19. Revista Zanzala, v.5 n. 1. Juiz de Fora: 2021. Disponível em: < https://periodicos.ufjf.br/index.php/zanzala/issue/view/covid-19/493>. Acesso em 02 jul. 2021.
Notícias de jornal
BROWN, A. Laugh Away The Apocalypse With Coronavirus Memes: Part 3. Forbes, 04 de Abr. de 2020. DIsponível em: <https://www.forbes.com/sites/abrambrown/2020/04/04/laugh-away-the-apocalypse-with-coronavirus-memes-part-3/ >. Acesso em 19 jul. 2021.
DOTTA, R. Número de matrículas nas escolas de Minas cai 13% com sistema online de Zema. Brasil de Fato, Belo Horizonte, 08 de Fev. de 2020. Disponível em: < https://www.brasildefato.com.br/2020/02/08/numero-de-matriculas-nas-escolas-de-minas-cai-13-com-sistema-online-de-zema >. Acesso em: 12 jul. 2021.
MENTA, M. Alunos e professores relatam dificuldades no ensino à distância em Minas Gerais. Jornal Brasil de Fato. Belo Horizonte: 23 de jun. de 2020. Disponível em: < https://www.brasildefatomg.com.br/2020/06/23/alunos-e-professores-relatam-dificuldades-no-ensino-a-distancia-em-minas-gerais >. Acesso em 18 jul. 2021.
PIMENTEL, T. ; MELLO, R. Professores apontam problemas ortográficos, plágios e conteúdos errados no material didático oferecido pelo governo de MG. G1 Minas Gerais: 08 de jun. de 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/06/08/professores-apontam-problemas-ortograficos-plagios-e-conteudos-errados-no-material-didatico-oferecido-pelo-governo-de-mg.ghtml>. Acesso em 22 jul. 2021.
ROCHA, R. Desemprego leva 32 milhões de Brasileiros a trabalharem mais e ganharem menos com Apps. In: Portal CUT, 15 de Abr. de 2021. Disponível em: < https://www.sinprodf.org.br/desemprego-leva-32-milhoes-de-brasileiros-a-trabalhar-mais-e-ganhar-menos-com-apps/ >. Acesso em 22 jul 2021.
Documentos, Leis, Memorandos e Planos de Estudo Tutorado
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: < http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica > Acesso em 2 jul. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB). Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei 13.415/2017. Brasília, 2017.
BRASIL. Portaria Nº 1.023, de 4 de Outubro de 2018. Brasília, 2018.
Plano de Estudo Tutorado 2 (PET 2), 3º EM Regular Diúrno, Secretaria Estadual de Educacao (SEE/MG), 2020, p. 177-189. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/1o7Pz-H2dOo1kzJJU89kGElsJUsEzuAKC/view>. Acesso em 29 jun. 2021.
Grupo de Estudos de África Pré-Colonial da Universidade Federal de Minas Gerais (GEAP-UFMG). Parecer Técnico dos Planos de Estudo Tutorado do Estado de Minas Gerais. 06 de Junho de 2020. Disponível em: < http://www.lutapelosocialismo.org.br/files/parecer-tecnico-apostilas-estado-de-minas-gerais.pdf >. Acesso em 12 jul 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.