A relevância do ensino de ciências nas perspectiva de educadores do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.37910Palabras clave:
Ensino de Ciência; Educação; CriticidadeResumen
Considerando a prospectiva histórica do Ensino de Ciências no Brasil, assim como as necessidades de desenvolvimento nas áreas sociais, culturais, econômicas e políticas, justifica-se a relevância de uma formação científica desde as séries iniciais. Assim, a área da Ciência pode ser constituída como fundamental e necessária no currículo escolar, principalmente de alunos de anos iniciais, pois possibilita a apropriação de conhecimentos e informações sobre a natureza das ciências, o que favorece o reconhecimento do indivíduo como ser social, além de contribuir para um posicionamento crítico e a busca de soluções diante de situações vivenciadas no dia a dia. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo verificar o ponto de vista de educadores de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Codó/Maranhão sobre a relevância do ensino de Ciências, assim como sua aplicação nos anos iniciais do nível fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, em que foi aplicado um questionário com os professores dos anos iniciais. Diante da análise realizada, entende-se que o Ensino de Ciência é de extrema relevância para o processo de ensino e aprendizagem, mas para isso é necessário que o professor forneça meios eficazes para que os alunos possam alcançar o conhecimento nessa área de ensino.
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