Os patrimônios culturais da escola da ciência, biologia e história (ECBH)

uma experiência no ensino de história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.39044

Palabras clave:

História local. Patrimônio Cultural. Identidade e Memória. Escola da Ciência Biologia e História (ECBH).

Resumen

Este artigo trata da realização da experiência de estágio no semestre 2022/1, na Escola da Ciência Biologia e História (ECBH), especificamente no acervo histórico e museológico, principalmente dos patrimônios culturais material e imaterial, focalizando na história capixaba. Teoricamente baseia-se no pensamento de Abreu (2015) e Davallon (2015) para pensar o patrimônio cultural. Discute, ainda, a construção de identidade (HALL, 2014), memória (HALBWACHS,1990) e o ensino de história local (SCHMIDT; GARCIA, 2005). Para isso, faz um percurso do processo de patrimonialização no Brasil, abordando as práticas educativas realizadas na Escola da Ciência Biologia e História (ECBH), com intuito de vivenciar a valorização da memória e da história local, na possibilidade de favorecer o sentimento de pertencimento do indivíduo em relação ao lugar onde vive. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gerderson Lucas Loyola dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC (2011). Especialização Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Formação Docente para a Educação a Distância pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2022). Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2022), com experiências nas áreas de patrimônios culturais históricos.

Citas

ABREU, Regina. Patrimonialização das diferenças e os novos sujeitos de direito coletivo no Brasil In: Memória e novos patrimônios. Marseille: Open Edition Press, 2015. Disponível em: http://books.openedition.org/oep/868. Acesso em: 15 Jul. de 2022.

ANDRADE, Rodrigo Melo Franco de. Brasil: Monumentos históricos e arqueológicos. México, DF, Instituto Panamericano de Geografia e História, Comisión de História, 35, Monumentos Históricos y Arquológicos III, Publicación núm. 122, 1997

BRASIL. Constituição de 1988. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-norma-pl.html. Acesso em 15 Jul. de 2022.

CONTI, Raquel Félix. Projeto político pedagógico: Escola da Ciência Biologia e História. Vitória: SEME,2011.

DAVALLON, Jean. “Memória e patrimônio: por uma abordagem dos regimes de patrimonialização. In. TARDY, Cécile; DODEBEI, Vera. Memória e novos patrimônios. Marseille. Open Edition Press, 2015. Disponível em: http://books.openedition.org/oep/866. Acesso em: 15 Jul. de 2022.

DIAS, Welbia Carla. A institucionalização do patrimônio do Brasil. Goiânia: CIAR /Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFG, 2014.

HALBWACHS, M. A Memória coletiva. Trad. In. De Laurent Léon Schaffter. São Paulo, Vértice/Revista dos Tribunais, 1990. Tradução de: La mémoire

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: In. Tomaz Tadeu da Silva. Guaciara Lopes Louro. Rio de. Janeiro: Lamparina, 2014.

IPHAN. Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, 2000. Disponível em: <http://www.pontaojongo.uff.br/sites/default/files/upload/documento_programa_nacional_do_patrimonio_imaterial.pdf>. Acesso em: 06 de Jun. de 2022.

________. Decreto no 3.551, de 4 de agosto de 2000. Institui o registro de bens culturais de natureza imaterial que constituem Patrimônio Cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências. Disponível em: <http://www.iphan.gov.br>. Acesso em: 15 Jul. de 2022.

IPHAN. Recomendação sobre a salvaguarda da cultura tradicional e popular. In: CURY, Isabelle (Org.). Cartas patrimoniais. 2. ed. Rio de Janeiro: IPHAN. 2000, p. 195-198

SCHMIDT, M.A; GARCIA, T.M.F.B. Recriando histórias de Pinhais. Curitiba: PMP; UFPR, 2000.

SCHMIDT, M.A; GARCIA, T.M.F.B. Recriando histórias de Campina Grande do Sul. Curitiba: UFPR/PMCGS, 2005.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. 2º ed. São Paulo: Editora Scipione, 2009. Coleção Pensamento e Ação em Sala de aula.

Publicado

26-12-2022