Uso da experimentação no aprendizado dos alunos de ensino médio sobre fenômenos de adsorção e oxirredução
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44490Palabras clave:
ácido cítrico; limpeza de moedas; cobre; ensino de químicaResumen
O ensino de química por meio da investigação é uma das maneiras de promover um aprendizado mais eficaz e engajador. O Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Jr) permite a aplicação do ensino através do desenvolvimento de projetos. Nessa proposta, os alunos, com idades entre 16 e 17 anos do ensino médio da rede estadual de ensino, precisaram de conhecimentos sobre metais pesados e a técnica de adsorção com o uso de materiais provenientes de recursos materiais como a casca de café e bagaço da cana-de-açúcar. Para isso, foi realizado o experimento de limpeza de moedas de cobre usando solução de ácido cítrico extraído do suco de limão. Através deste experimento foi possível introduzir conceitos essenciais da química como estequiometria, equilíbrio, cinética e tipos de reações químicas. Além disso, foi compreendido pelos alunos que o ácido cítrico, presente no limão, não é apenas importante pela sua ação oxidante, mas também pelo seu uso em outros experimentos como a limpeza de moedas por ser um agente quelante. Através das atividades realizadas, os alunos desenvolveram diversas habilidades como trabalho em equipe, leitura, questionamento e domínio de algumas técnicas rotineiras de laboratório de Química, resultando em um avanço do conhecimento dos alunos do ensino médio que participaram do projeto.
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