Produção de um jogo didático para discussão acerca dos sete tipos de plásticos recicláveis

Autores/as

  • Giseli Will Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gilmene Bianco Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44515

Palabras clave:

Química; Jogo Didático; Plásticos; Metodologia Ativa; Gamificação

Resumen

Os materiais plásticos estão presentes no cotidiano de toda sociedade em diversos setores e o seu consumo desenfreado os levou ao cerce de alguns dos problemas ambientais mais graves da atualidade, sendo a sua relevância para o processo de apropriação do conhecimento, devida ao fato destes permearem os saberes prévios dos estudantes e, assim, servirem como base para o ensino da ciência química. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é discorrer quanto ao jogo didático “Que plástico eu sou?”, o qual foi elaborado durante o primeiro semestre letivo 2023/1 do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), e teve como intuito informar aos possíveis jogadores sobre a existência de diferentes tipos de plásticos recicláveis os associando às suas composições químicas. Como metodologia de pesquisa optou-se por realizar a validação do material didático, com um grupo de 8 professores da educação básica, os quais foram instruídos a seguir as regras descritas no jogo e testar sua jogabilidade realizando todos os procedimentos sugeridos pelo mesmo. Em seguida, estes professores responderam a um questionário que continha cinco perguntas, sendo quatro delas objetivas e uma discursiva, referentes aos seus aspectos físicos e pedagógicos. Os resultados obtidos após a validação demonstraram que o jogo é simples, possui informações claras, regras de fácil entendimento e possibilita o aprendizado, quanto às características dos sete tipos de plásticos recicláveis, de forma lúdica, outrossim, estimula a conscientização ambiental, ao demonstrar os impactos que o descarte inapropriado destes materiais pode causar ao meio ambiente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, Dyenifer M. ROCHA, Thaís R. Jogos didáticos em um curso de formação inicial docente em química: aspectos teórico-práticos para a abordagem de conteúdos de físico-química. Revista Ciência e Cognição. São Paulo, v. 15, n. 1, p. 45 – 56, 2022.

BERGWERF, Herman. Molview: plataforma de visualização de dados. Versão 2.4, 2014. Disponível em: https://molview.org/. Acesso em: 25 maio 2023.

COLTRO, L.; DUARTE, L. C. Reciclagem de embalagens plásticas flexíveis: contribuição da identificação correta. Polímeros. São Paulo, v. 23, p. 128 –134, 2013.

CORDEIRO, Márcia Regina, DA SILVA, Bruna, KIILL, Keila Bossolani. Jogo Didático Investigativo: Uma Ferramenta para o Ensino de Química Inorgânica. Revista Química Nova na Escola. São Paulo, v. 37, n. 1, p. 27 – 34, 2013.

DOMINGOS, Diana Cristina Araújo, RECENA, Maria Celina Piazza. Jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a construção do conhecimento. Revista Química Nova na Escola. Mato Grosso do Sul, v. 44, n. 1, p. 272 – 281, 2010.

FIANI, Ronaldo. Teoria dos Jogos. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 4 ed., 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 17 ed., 1974.

GAMA, Bianca M. ALVES, Andréa Aparecida R. Reelaboração de um jogo: recurso didático como facilitador do processo de ensino e de aprendizagem no Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola. São Paulo, v. 44, n. 1, p. 17 – 25, 2022.

LEITE, Bruno S. Kahoot! e Socrative como recursos para uma Aprendizagem Tecnológica Ativa gamificada no ensino de Química. Revista Química Nova na Escola. São Paulo, v. 37, n. 2, p. 147 – 156, 2020.

LEITE, Maria Aparecida S.; SOARES, Márlon H. F. B. Jogo Pedagógico para o Ensino de Termoquímica em turmas de educação de jovens e adultos. Revista Química Nova na Escola. São Paulo, v. 43, n. 3, p. 227 – 236, 2019.

MEIRA, Luciano; BLIKSTEIN, Paulo. Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem. Porto Alegre: Penso Editora Ltda, 2020.

OLIVEIRA, Lívia Micaelia Soares. DA SILVA, Oberto Grangeiro. FERREIRA, Ulysses Vieira da Silva. Desenvolvendo jogos didáticos para o ensino de química. Rede de Revistas Científicas da América Latina. Caribe, Espanha e Portugal. v. 5, p. 166 – 175, 2010.

QRLOGO. QR Code Maker: Criador de QR Code. 2023. Disponível em: https://qrlogo.io/. Acesso em: 25 maio 2023.

SANTAELLA, Lucia. Gamificação em debate. São Paulo: Editora Blucher, 1 ed., 2017.

SOARES, Cristine. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. São Paulo: Editora Cortez, 1 ed., 2021.

Publicado

22-05-2024