2 ou 3d – você em ação”

construção, validação e aplicação de um jogo didático para o ensino de geometria molecular

Autores/as

  • Larissa de Castro Leal de Araujo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44541

Palabras clave:

Jogo Didático; Atividades Lúdicas; Ensino de Química; Ensino de Geometria Molecular

Resumen

Muito tem-se discutido que ensinar Química é um desafio e é possível perceber, a partir da vivência em sala de aula, que alguns conteúdos são mais desafiadores que outros no processo de ensino, como o conteúdo de geometria molecular. Desta forma, surgiu a necessidade de formular metodologias alternativas, oportunizando ao estudante desenvolver habilidades e competências necessárias para a construção do seu conhecimento. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo descrever as etapas de construção, validação e aplicação do jogo didático “2 ou 3D – Você em Ação”, elaborado a partir de materiais alternativos a fim de verificar e auxiliar a aprendizagem do conteúdo de geometria molecular de uma turma da segunda série do ensino médio. A presente pesquisa é de caráter descritivo e os dados foram coletados por meio de questionários semi estruturados, os quais foram analisados a partir do método indutivo. Os resultados apontam a relevância do jogo como uma ferramenta auxiliar na aprendizagem de geometria molecular, uma vez que permite a interação e cooperação entre as equipes, estimulando-os a transferir conhecimento e sobretudo, aprender com o erro, explorando o seu protagonismo e favorecendo o aprendizado.

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Publicado

22-05-2024