Toadas dos bois-bumbás de Parintins: estratégia para reflexões sobre as queimadas na Amazônia, por meio da educação intercultural e ambiental

strategy for reflections on the fires in the amazon, through intercultural and environmental education

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46557

Palabras clave:

educação intercultural; questões ambientais; toadas; boi – bumbá; Parintins.

Resumen

Este artigo investiga como a educação intercultural pode fomentar a reflexão sobre os problemas ambientais das queimadas na Amazônia, utilizando as toadas dos Bois-bumbás de Parintins como estratégia pedagógica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e inclui a integração da educação intercultural com a educação ambiental e o ensino de química. A estratégia envolveu a apresentação de algumas toadas dos bois Caprichoso e Garantido, que enfatizam questões ambientais, para em seguida serem estabelecidas conexões com os conteúdos científicos. Os resultados dessa abordagem mostram que a utilização das toadas, que já abordaram questões ambientais em suas letras, permitiu que os estudantes estabelecessem ligações entre os problemas das queimadas e o conteúdo de química. Esse resultado reforça a importância de uma abordagem pedagógica que valorize o conhecimento tradicional e local, proporcionando uma educação que não apenas informa, mas também transforma, promovendo o pensamento crítico e a conscientização ambiental alinhando conhecimentos culturais e científicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, R. N. B.; HOMMA, A. K. O. Roça sem fogo: da tradição das queimadas à agricultura sustentável. Embrapa Amazônia Oriental, Brasília, 2020.

ARTAXO, P.; ANDREAE, M. O; ROSENFELD, D.; LONGO, K.M. Nuvens de chuva fumegantes sobre o Amazônia. doi:10.1126/science.1092779. Ciência, v. 303, pág. 1337-1342, 2004.

BRANCO, S. M. - O desafio amazônico. 3. ed. rev. e ampl. - São Paulo: Moderna, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. In MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria. (orgs.) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. - Petrópolis, RJ :Vozes, 2008.

CIURANA, A. A. M. G; LEAL FILHO, W. Educação para a sustentabilidade na universidade estudos: experiências de um projeto envolvendo universidades europeias e latino-americanas. Internacional Revista de Sustentabilidade no Ensino Superior., v. 7, n.1, p. 81-93, 2006.

ELOY, L.; RAMOS, R.; SCHMIDT, M.; ONO, K., STEWARD, A.; FERREIRA, J. Manejo do fogo por povos indígenas e comunidades tradicionais no Brasil. Seção 7 (org. Laure Emperaire): Gerar, cuidar e manter a diversidade biológica, 7, SBPC, pp.72- 93, 2021.

FEARNSIDE, P. M. A floresta Amazônia nas mudanças globais. Manaus, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), 2003.

FERREIRA, J. P. L., OLIVEIRA M. M., LARANJEIRA I., LEITÃO T. E., QUINTA-NOVA L, FERNANDEZ P., LOPES M. H., PARALTA, E. A. Avaliação do impacto de fogos florestais em recursos hídricos subterrâneos. LNEC. 3.º Relatório de Execução Material do Projeto POCI/AGR/59180/2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.11/2019 acesso em 23 jul. 2024.

GOULARTE, R. S.; MELO, K. R. de. A lei 11.645/08 e a sua abordagem nos livros didáticos do ensino fundamental. Entre textos, Londrina, v.13, nº 02, p. 33- 54, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16035 acesso em: 21 nov. de 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE. 2024. Monitoramento das queimadas em tempo real - projeto queimadas. Disponível em: https://terrabrasilis.dpi.inpe.br/queimadas/situacao-atual/situacao_atual/ Acesso em: 18 set. 2024.

IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. 2020. Relatório ‘’O Ar é Insuportável” os impactos das queimadas associadas ao desmatamento da Amazônia brasileira na saúde. Impresso nos Estados Unidos da América ISBN: 978-1-62313-8479. Disponível em: https://www.hrw.org/pt/report/2020/08/26/376135 acesso em: 16 set de 2024.

KINDEL, E. A. I.; Guazzelli, Eloar. A Docência em Ciências Naturais: Construindo um currículo para o aluno e para a vida. São Paulo: Edelbra. 2012.

LOPES, E. B. Multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais: possibilidades para o processo de ensino de matemática no Estado do Amazonas, Tese doutorado em Educação – 2023.

LOZANO, R.; CEULEMANS, K.; ALMEIDA, M. Al.; HUISINGH, D.; LOZANO, F. J.; WAAS, T.; LAMBRECHT, W.; LUKMAN, R.; HUGÉ, J. Uma revisão do compromisso e implementação do desenvolvimento sustentável no ensino superior: resultados de uma pesquisa mundial. Revista de Produção Mais Limpa. Volume 108, Páginas 1-18, Parte A ,1 de dezembro de 2015.

MEIRELLES FILHO, J. O livro de ouro da Amazônia: mitos e verdades sobre a região mais cobiçada do planeta. 3. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

MINSHALL, GW; ROBINSON, CT; LAWRENCE, DE; ANDREWS, DA; BROCK, JT. Conjuntos de macroinvertebrados bentônicos em cinco riachos do centro de Idaho (EUA) durante um período de 10 anos após perturbação por incêndio florestal. Revista Internacional de Incêndios Florestais, 10 (2), 201-213, 2001. Disponível em: stentehttps://www.dora.lib4ri.ch/eawag/isladora/object/eawag:31439 acesso em: 18 de jun. de 2024.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C.; Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

NIJSSEN, B; O'DONNELL G. M.; HAMLET, A. F.; LETTENMAIER, D. P. 2001. Sensibilidade hidrológica dos rios globais ao clima mudar. Kluwer Academic Publishers. Impresso na Holanda (Países Baixos). Mudanças Climáticas 59(1-2): 143-175. Disponível em: https://www.geo.utexas.edu/courses/387H/Lectures/nijssen_rivcc.pdf acesso em: 14 de jun. de 2024.

OLIVEIRA, V. B. V. de. Toadas de Bois-Bumbás da Amazônia promovendo a Cidadania Ambiental. II Conferência Sul Americana. VII Conferência Brasileira. ALAIC - 17 a 22 de outubro de 2011 - Belém/PA. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/917561/1/AlaicOliveira.pdf acesso em: 12 out de 2023.

RODRIGUES, M. S.; LEITE, C. O tema astronomia cultural nos referenciais curriculares estaduais no Brasil. In: Encontro nacional de pesquisa em Educação em Ciências, 10., 2015. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R2117-1.PDF acesso 27 ago de 2023.

RODRIGUES, M. F.; ROCHA, F. E. de C.; CORTE, J. L. D.; SALVIATI, M. E.; C., Eduardo O.F.. Aspectos motivacionais para o uso do fogo na agricultura do Distrito Federal e entorno. Plataltina, DF: Embrapa Cerrados, 2016. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/145019/1/bolpd-328.pdf acesso em 17 set de 2024.

SANTOS, J. da S. A ausência da abordagem multicultural nas ciências. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 2, pág. 45-67, abr./jun. 2017.

SCRIMGEOUR, GJ; TONN, W. M.; PASZKOWSKI, C. A.; GOATER, C. Biomassa de macroinvertebrados bentônicos e incêndios florestais: evidências de enriquecimento de lagos subárticos boreais. Biologia de Água Doce 46: 367-378, 2001.

SILVEIRA, D. O.; SENA, R. O livro da toada: uma antologia Caprichoso – Manaus, AM: Editora UEA; Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2021.

Publicado

14-11-2024