O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA ADICIONAL SOB A ÓTICA DAS MULTIMODALIDADES

Auteurs

  • Zaira Bonfante Santos Universidade Federal do Espírito Santo

Résumé

 

Resumo: Este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a paisagem semiótica da comunicação e suas mudanças em decorrência das características da sociedade contemporânea, marcada por transformações contínuas e rápidas, se tornando cada vez mais tecnologizada.  Ele traz em uma breve discussão das visões do ensino de língua adicional bem como as perspectivas dos estudos dos Multiletramentos e multimodalidade. O trabalho ainda propõe discutir como as conceptualizações de letramento podem potencializar o ensino de língua adicional no contexto de sala. Quando escrevemos um texto fazemos escolhas com o objetivo de atingir nossos propósitos e o leitor, sendo que o produtor do texto tem a sua disposição possibilidades de escolhas de modos para elaborar seu texto, configurando assim, uma característica multimodal da linguagem, não centrada em sua convencionalidade. Nesses parâmetros, esse trabalho aborda a perspectiva de um ensino que considere a dimensão multimodal da comunicação, a negociação de sentidos, a produção de significados, não se restringindo a uma perspectiva de ensino centrada na materialidade da língua

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Zaira Bonfante Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

É doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG, Brasil, docente da Universidade Federal do Espírito Santo e no Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica PPGEEB. Atua no ensino de língua adicional e língua materna, coordena o Grupo de pesquisa em multiletamentos, leitura e textos (GEMULTI/cnpq). Com projeto de pesquisa em formação de professores de língua materna e adicional no contextos dos multiletramentos.

Références

CORACINI, Maria José (org). Língua estrangeira e língua materna: uma questão de sujeito e identidade. In: Letras e Letras. Uberlândia, v.14. 1997, p. 153-169.
ENCONTRO DE PESQUISA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG, 2008, Belo Horizonte. Multimodalidade e aprendizagem: novas perspectivas do conhecimento, representação e comunicação, 2008, Belo Horizonte: IEAT - Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares. Disponível em: <http://www.ufmg.br/ieat/index >. Acesso em: 07 de abr. 2009.
HALLIDAY, Michael. An introduction to functional grammar. 3ª ed. London: Edward Arnold, 2004.
KRESS, Gunther; LEITE-GARCIA, Regina, VAN LEEUWEN, Theo. Semiótica Discursiva. In: VAN DIJK: El discurso como estructura y processo. Barcelona: Gedisa Editorial, 2000.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: the grammar of visual design. 2ªed. London. New York: Routledge, 2006.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold; New York: Oxford University Press, 2001.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Colour as a semiotic mode: notes for a grammar of colour, Sage publications, London, v.1. 2002, p.343-368.
LANDOWSKY, E. Presences de l´autre. Essais de Sócio- Semiotique II. Paris: Press Universitaires de France, 1997
LEFFA, Vilson. José. Perspectivas no estudo da leitura; Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson. José; PEREIRA, Aracy, (Orgs). O ensino de leitura e produção textual; Alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999, p.13-37.
Revista Newsweek, n˚19, setembro, 2002.

Téléchargements

Publiée

26-05-2017

Numéro

Rubrique

Artigos