Contando e (re)escrevendo mitos e lendas potiguara com alunos da EJA no litoral norte da Paraíba

Auteurs

  • Milena Veríssimo Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Luciane Alves Santos Universidade Federal da Paraíba

Résumé

O encantamento, a magia e os seres sobrenaturais são elementos que permeiam a memória coletiva do povo indígena Potiguara desde o tempo dos antepassados, e até hoje são presentes nas narrativas relatadas pelos troncos velhos em todo o território. Pensando assim, amparando-se na Lei Federal Nº 11.645, de 10 de Março de 2008, que regulamenta o ensino da cultura e história indígena e afrodescendente nas escolas do ensino básico, este trabalho busca promover a pesquisa, o conhecimento e a leitura e escrita das narrativas indígenas Potiguara da Paraíba, com alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Estadual Indígena Isaura Soares de Lima, localizada na aldeia Jacaré de César. Este trabalho está fundamentado nas considerações teóricas encontradas em Cardoso e Guimarães (2012), Cascudo (2006), Brandão (1993), e como apoio metodológico para o trabalho em sala de aula Cosson (2014) entre outros. A realização deste trabalho, além de ter colaborado para o conhecimento da história, cultura e literatura de tradição oral do povo potiguara, pôde ainda desenvolver a leitura e a escrita com as atividades executadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Milena Veríssimo Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras - PPGL, pela Universidade Federal da Paraíba.

Luciane Alves Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, com estágio na Université Paris IV- Sorbonne. Mestre em Estudos Literários pela - Unesp - FCL/Araraquara. Graduação em Letras, Português/Francês pela Unesp - FCL/Araraq. Experiência no magistério superior, na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria da Literatura, pelo departamento de Letras/Campus IV.

Références

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Parecer CEB 11/2000. Diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos. Brasília: MEC, 2000.
________. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental, terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
________, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. 244p.
________. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens Códigos e Suas Tecnologias. 2006, p. 81-96.
¬¬¬¬¬¬________. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. Vol 1. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura Oral no Brasil.2. ed. São Paulo: Global, 2006.
CARDOSO, Thiago Mota; GUIMARÃES, Gabriela Casimiro. (Orgs.). Etnomapeamento dos Potiguara da Paraíba. Brasília: FUNAI/CGMT/CGETNO/CGGAM, (Série Experiências Indígenas, n.2)2012.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
BAKKE, Lianete L. M. Braga. (Org.) Cartilha Potiguara; Língua Portuguesa. Baia da Traição-PB: Governo do Estado da Paraíba, MEC / FNDE, 2002.
MARQUES. C. F (org.). Lendas e causos do Povo Potiguara. Editora UFPB. João Pessoa, 2009.
RIBEIRO, Vera Maria Masagão (coord.). Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular - 1º segmento. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 2001.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. A Produção da Leitura na Escola: Pesquisas x Propostas. 2 ed., São Paulo-SP. Ática, 2005.
ZINANI, Cecil; SANTOS, Salete; WAGNER, Tânia. Leitura do texto literário: Poder e aquisição de conhecimentos. Florianópolis: UFSC, 2007.

Téléchargements

Publiée

30-11-2018

Numéro

Rubrique

Relatos de experiência