A Voz de Raquel: um recurso de acessibilidade a serviço da autonomia de alunos com a Síndrome da Dislexia em seu processo avaliativo

Auteurs

Résumé

O presente artigo buscou sistematizar e analisar a utilização do recurso tecnológico “Voz de Raquel” como um instrumento didático a ser utilizado na leitura de avaliações para alunos com a Síndrome da Dislexia, a fim de contribuir, a partir da utilização desse recurso, com a autonomia desses estudantes, para tanto, apoia-se em concepções das áreas Médica, de Educação Tecnológica e Inclusiva. Também procurou tratar do desenvolvimento de uma cultura que transforma inovações tecnológicas em possibilidades educacionais, que atreladas a boas práticas pedagógicas, auxiliam o professor a avaliar o aluno disléxico, garantindo seus direitos previstos em lei. Ressalta, ainda, a necessidade de conscientização dos docentes no trato com esse grupo de alunos, por meio de uma análise crítica e ética, a fim de minimizar transtornos que os muros escolares trazem a eles. Os resultados obtidos com a utilização dessa ferramenta mostraram-se ser muito eficazes, uma vez que com o manuseio dela, o aluno com dislexia apresentou um melhor rendimento nas avaliações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fabio Atila Cardoso Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo/ Mestrando do Programa de Pós Graduação na Educação Básica

Mestrando em Ensino na Universidade Federal do Espírito Santo. Graduação em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2014). Pós-graduação em Matemática Financeira e Estatística - UCAM(2014). Extensão Universitária em Docência da Educação Básica no Ensino da Matemática ESAB -(2014). Atuou como professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos - SEDU/ES - 2007 e 2012. Ministrou aulas de Matemática para Ensino Fundamental e Médio na Escola Santa Clara entre 2012 - 2015. Ministrou aulas em 2016 de Matemática do Ensino Médio no CENTRO EDUCACIONAL TÉCNICO SÃO MATEUS Do ano de 2017 a te a presente data exerce a função de Coordenador de área de matemática na Secretaria Municipal de Educação.

Téléchargements

Publiée

30-06-2020

Numéro

Rubrique

Artigos