Desafios da educação contemporânea: como transpor os limites dos muros da escola?
Résumé
Um dos desafios da educação contemporânea é conseguir transpor os limites dos muros da escola e fazer com que o processo de ensino e aprendizagem ocorra em diferentes contextos. Partindo dessa constatação, o objetivo da experiência vivenciada foi compreender como é possível ensinar e aprender fora das quatro paredes da sala de aula, resgatando o ideal defendido pelos gregos antigos, onde a escola era considerada um ambiente em que se permitia desfrutar de um tempo livre para o estudo e a aprendizagem. Para isso, foi desenvolvida uma atividade de integração, envolvendo professores e alunos do terceiro ano do Ensino Médio, numa caminhada pelo interior da cidade de Venâncio Aires/RS. A experiência corroborou a ideia inicial, pois os envolvidos, ao falarem da atividade, enfatizaram que aprenderam sobre diferentes assuntos que envolviam a sua vida cotidiana e tiveram a oportunidade de ensinar o que sabiam aos demais, assim como tiveram a liberdade de se expressar, abordando temas que até então não são discutidos em sala de aula. A experiência ressalta que o aprender e o ensinar podem ocorrer de forma prazerosa e significativa em diversos momentos e lugares.
Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Escola. Espaço formal. Espaço informal.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.