Produção textual em forma de história em quadrinhos (HQ) para verificação de aprendizagem em química, biologia e matemática.
Résumé
Este trabalho apresenta uma proposta de verificação de aprendizagem pela elaboração de histórias em quadrinhos (HQs) dos conteúdos de História da Química e Progressão Geométrica e Aritmética, trabalhados nas disciplinas de Química e Matemática respectivamente, e Charges para o conteúdo de Relações Ecológica, trabalhado na disciplina de Biologia. Neste sentido, para embasamento da pesquisa, foi utilizada a formação de conceitos proposta pela Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausbel. Para a coleta de dados foram analisadas histórias em quadrinho elaboradas pelos alunos das séries citadas no primeiro trimestre do ano letivo de 2018. A análise de desempenho da ferramenta avaliativa foi realizada por meio de parâmetros previamente elaborados. Os resultados obtidos revelam que a HQ, além de fazer parte do cotidiano dos alunos, apresenta-se como uma ferramenta eficaz, podendo ser utilizada para avaliar os discentes de forma qualitativa, contribuindo para que o professor consiga detectar se a aprendizagem ocorreu de maneira significativa.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.