Estudo de caso sobre o analfabetismo em uma comunidade do campo

Auteurs

  • Mikael Jurandir da Silva UNEB

Résumé

A discussão proposta é resultado de pesquisa realizada em uma comunidade no perímetro rural do município de Rodelas/Bahia, tem como objetivo principal investigar as causas da situação de analfabetismo dos agricultores, refletindo as principais consequências desse fenômeno nas vidas dos atores e atrizes que residem no campo. O crescente mapa da fome, o subemprego, as condições precárias das instituições escolares, o limitado acesso às escolas de educação básica pela ausência de transporte, são agravantes que confirmam essa dura realidade. O percurso metodológico utilizado nesta investigação apresenta uma abordagem quali-quantitativa em pesquisa de campo, tendo o estudo de caso a metodologia adotada. Trata-se de uma pesquisa que descreve os fenômenos do analfabetismo na ótica das pessoas que convivem com essa problemática e sentem em suas vidas as consequências desse fato. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado entrevistas semiestruturadas e questionários fechados.

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Biographie de l'auteur

Mikael Jurandir da Silva, UNEB

Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, especialista em
Administração Escolar, Supervisão e Orientação e também pós-graduado em
Gestão Escolar. Membro do grupo de Pesquisa em MEMÓRIA, IDENTIDADE,
TERRITORIALIDADE, EDUCAÇÃO DO CAMPO E ESPAÇOS DE
SOCIABILIDADES -MITECS, inserido no Centro de Pesquisas em Movimentos
Sociais, Educação e Etnicidades (OPARÁ), UNEB, Campus VIII. Autor do livro
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS NA
EDUCAÇÃO DO CAMPO. Atua como Coordenador Pedagógico na Escola
Municipal Estevão Rodrigues Barboza (Ensino Fundamental) e também na
Escolinha Municipal Semente do Amanhã (Educação Infantil), ambas escolas
são no território geográfico rural do município de Rodelas-BA. Desenvolve
pesquisas com as seguintes linhas: Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica,
Formação de Professores, Classes Multisseriadas,Territorialidade, Diversidade,
Políticas Públicas, BNCC, Processos Identitários, Movimentos Sociais Populares
e Educação do/no Campo.

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Publiée

22-12-2020

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil