20 anos da lei 10.639/2003 e pesquisas na educação física escolar na Bahia

Auteurs

  • Tawan Ricardo De Jesus Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Adricia Santos da silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Gislene Pereira Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Samara Almeida Costa Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Vitor Cardoso Lima Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Carlos Luis Pereira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43046

Mots-clés :

Lei 10.639/2003; Educação Física; Educação Básica; Bahia.

Résumé

O objetivo deste estudo é verificar e analisar a quantidade de trabalhos publicados com esta temática, com especial atenção às aulas de Educação Física no âmbito escolar. Métodos: Esse estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa, classificada como estado da arte. Utilizou-se como estratégia metodológica a busca de artigos, monografias, teses e dissertações que tivessem relação com o cumprimento da lei 10.639/2003 nas aulas de Educação Física na Bahia, no contexto da Educação Básica, na base de dados “Google acadêmico”, “Repositório UFBA” e “Repositório Institucional UNIMAM”. Resultados e discussão: Foram encontrados 9 trabalhos que incitava a aplicação da lei 10.639/2003 através dos conteúdos nas aulas de Educação Física no contexto baiano (8 monografias e 1 artigo). Destes, 89% tinham relação com o Ensino Fundamental II e 11% com o Ensino Médio; não foram achados trabalhos relacionados à Educação Infantil e Fundamental II. Conclusão: Há poucos trabalhos publicados no contexto baiano que tenham relação com a Educação Física, a lei 10.639/03 e às etapas da Educação Básica. É necessário (re)pensar sobre a inclusão dos saberes afro-brasileiros neste ambiente e nas aulas de Educação Física escolar que compartilham de diversas culturas e etnias.

Palavras-chaves: Lei 10.639/2003; Educação Física; Educação Básica; Bahia.

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Publiée

09-08-2024