A política de promoção da igualdade racial do município de Senador Canedo (GO) e a efetivação da lei 10.639/03

Auteurs

  • Vania Gomes Bandeira
  • Jaqueline Pereira de Oliveira UFG

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43771

Mots-clés :

Educação antirracista; Lei 10.639/2003; Promoção da Igualdade Racial; Município de Senador Canedo (GO).

Résumé

Este artigo, proveniente de uma pesquisa monográfica, tem por objetivo demonstrar como a gerência de promoção da igualdade racial do município de Senador Canedo, localizado no estado de Goiás, tem promovido ações que têm colaborado com a implementação da Lei Nº.10.639/03 nas escolas municipais da cidade. Como método, realizamos análise do conteúdo do planejamento do relatórios das atividades realizadas pela gerência no ano de 2023, bem como notícias de sites e demais meios de comunicação com a divulgação das atividades. Ao longo do estudo, demonstraremos que, apesar de incipientes, as ações da gerência levaram o debate racial para escolas do município por meio de palestras para estudantes, capacitação de professoras/es, distribuições de cartilhas com conteúdo atinentes ao debate racial, dentre outras ações que têm aproximado os pressupostos da Lei 10.639/2003 do cotidiano escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDRADE, Inaldete Pinheiro. Construindo a auto estima da criança negra. Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/2003. Brasília 2005. (org. Kabengele Munanga) Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade MEC/SECAD. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico raciais. Brasília, SECADI, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: 2011

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. (2004). Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Ministério da Educação, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e anti racismo na educação: repensando a nossa escola (Org. Eliane Cavalleiro ) São Paulo, Selo Negro, 2001.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017

______.; JESUS, R. E. de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educ. Rev., Curitiba, n. 47, p. 19-33, mar. 2013

______. Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. (org. Kabengele Munanga) Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade MEC/SECAD. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico raciais. Brasília, SECAD, 2006.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2022 Disponível em:<https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/go/senador-canedo.html> Acesso em: 28/011/2023.

LOPES, V. N. Diversidade étnico-racial no currículo escolar do ensino fundamental. Currículo, Relações Raciais e Cultura Afro-Brasileira. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Boletim n. 20, 2006.

NASCIMENTO, S. do. Reflexões sobre a intersetorialidade entre as políticas públicas. Serviço Social & Sociedade. São Paulo, n. 101, p. 95-120, 2010.

PINTO, Regina Pahim. A representação do negro em livros didáticos de leitura. Cadernos de Pesquisa, n. 63, p. 88-92, 2013

SOUSA, Francisca Maria do Nascimento. Linguagens escolares e reprodução do preconceito. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: Ministério da Educação; Secad, 2005.

WARSCHAUER, Marcos; CARVALHO, Yara Maria de. O conceito “Intersetorialidade”: contribuições ao debate a partir do Programa Lazer e Saúde da Prefeitura de Santo André/SP. Saúde e Sociedade, v. 23, p. 191-203, 2014.

Téléchargements

Publiée

09-08-2024