Proposta digital para o ensino de química
o instagram como ferramenta de apoio para a educação básica
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44566Mots-clés :
Redes sociais; Instagram; Vídeos didáticos; Educação OnlineRésumé
A ciência química é importante para a compreensão das relações que ocorrem no nosso cotidiano. No entanto, o ensino desta ciência, muitas vezes, faz com que os alunos não expressem interesse devido à abstração e à complexidade com que determinados conteúdos são desenvolvidos em sala de aula. Somado a isso, a falta de laboratório nas escolas também é um problema, pois o professor tem que buscar maneiras alternativas para desenvolver a experimentação dentro da disciplina de química. Alinhado com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), as redes sociais surgem como um meio complementar para aproximar o cotidiano dos alunos dos conteúdos de química. Assim, neste trabalho apresenta-se um relato sobre o desenvolvimento e os resultados obtidos com a página do Instagram denominada “aé, química”, produzida por licenciandos em química da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus São Mateus. A página é uma proposta de recurso digital para o ensino de química, na qual estão inseridos materiais que podem auxiliar professores da educação básica e alunos, principalmente do ensino médio. Até o momento, observa-se que dentre os seguidores da página estão, em sua maioria, professores da educação básica e alunos do curso de licenciatura, principalmente do curso de Licenciatura em Química. Uma vez que o objetivo da página é ser um meio de apoio para que os docentes e alunos possam acessar e obter materiais para as suas aulas, verifica-se que o perfil dos seguidores atende ao objetivo da proposta.
Téléchargements
Références
GARCIA, M. F. G.; RABELO, D. F.; SILVA, D. da.; AMARAL, S. F. do. Novas competências docentes frente às Tecnologias Digitais Interativas. Revista Teoria e Prática da Educação, v.14, n.1, p. 70-87, jan./abril 2011.
IBIAPINA, V. F.; GONÇALVES, M. Instagram: uma proposta digital para o ensino de química e divulgação científica. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 1, p. 1-25, 2023. https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66274
KOERBEL, A. O que é Mídia Social, Rede Social, Plataforma e Canal de Marketing. 9 mar. 2019. Disponível em: https://www.ekyte.com/guide/pt-br/conceitos/o-que-e-midia-social-rede-social-plataforma-e-canal-de-marketing/. Acesso em: 18 mar. 2024.
LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, 2010.
LIRA, A. S.; LEITÃO, D. A.; CASTRO, J. B. como o processo de produção de mídias pode contribuir para a formação docente? RENOTE – Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 1, p. 425-434, 2019.
LOPES, A. B. A.; LEITE, B. S. Utilização do Instagram como um recurso facilitador no ensino de química. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, v. 4, p. 1-22, e023016, 2023.
PEREIRA, L. Q. et al. O uso do Instagram como estratégia educacional para o ensino de química no contexto da pandemia. In: VII CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA, 7., 2021, Campo Mourão (PR). Anais do CPEQUI [...] Campo Mourão (PR): 2021. p. 1–12. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CPEQUI/396186-O-USO-DO-INSTAGRAM-COMO-ESTRATEGIA-EDUCACIONAL-PARA-O-ENSINO-DE-QUIMICA-NO-CONTEXTO-DA-PANDEMIA. Acesso em: 30 ago. 2023
SOUZA, A. A. N.; SCHNEIDER, H. N. Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais, ETD – Educação Temática Digital, v. 18, n. 2, p. 418 436, 2016. https://doi.org/10.20396/etd.v18i2.8640946.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Ana Nery Furlan Mendes, Lívia Toscano Barbosa, Joyce Quartezani Anoir 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.