Educação do campo em uma escola do MST: a organização do ensino e o desenvolvimento psíquico de crianças de 06 a 10 anos
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma se dá a organização do ensino na Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), se essa contribui para o desenvolvimento do psiquismo de crianças de 06 a 10 anos. Problematizamos se os Livros Didáticos (LD) utilizados na escola do MST atendem a proposta da educação do campo e do movimento. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e documental, análise de questionários aplicados aos professores de uma escola do campo MST do município de Cascavel/PR e análise de algumas unidades didáticas do Livro Didático de Matemática do 2º e do 3º ano, Coleção Novo Girassol: Saberes e fazeres do campo (2016 a 2018). Os resultados apontam que os educadores da escola, que participaram da pesquisa, possuem formação específica para o contexto do campo, e que esta, possibilita planejar e implementar metodologias de ensino, que superem o uso do LD como único recurso pedagógico, visto que, este não atende ou atende parcialmente a concepção adotada na proposta pedagógica da escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.