Educação do campo: um estudo em defesa de um currículo voltado para as competências socioemocionais

Autores

  • Debora Zago Bissaro Centro Universitário Norte do Espírito Santo
  • Déborah Zago Santos

Resumo

A Educação do Campo passa por inúmeros desafios que vêm sendo enfrentados ao longo das últimas décadas, como os altos índices de evasão e abandono escolar, analfabetismo e desinteresse por parte dos discentes, os quais por muitas vezes largam suas trajetórias escolares para se dedicarem exclusivamente ao trabalho com a terra. O presente artigo científico discute os desafios e obstáculos voltados para o movimento da Educação na comunidade rural, defendendo um currículo escolar que dê ênfase para as competências socioemocionais e demonstrando como um currículo nestes moldes pode produzir benefícios para o movimento e para a educação brasileira como um todo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de fundamentar o embasamento teórico no qual as premissas defendidas pela autora foram baseadas. Os resultados alcançados permitiram a realização da defesa de um currículo escolar voltado para as competências socioemocionais no âmbito da Educação do Campo, sem menosprezar as demais competências, mas sim as complementando e sendo complementadas por estas. O inteiro teor do estudo revela os caminhos e as premissas para um novo currículo voltado para a Educação do Campo, considerando as nuances e desafios da educação no meio rural.

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Biografia do Autor

Debora Zago Bissaro, Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Bacharel em direito, licenciada em pedagogia e artes e mestra em ensino na
educação básica (ceunes).

Déborah Zago Santos

Licenciada em pedagogia e pós graduada em tradução e interpretação de libras.

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Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil