Pedagogia da alternância e a formação de educadores/as: a experiência do programa girassol

Autores

  • Celso Eulálio de Oliveira Júnior Escola Família Agrícola de Chapadinha - MEPES/RACEFFAES https://orcid.org/0000-0001-6228-5556
  • Alcione Reetz Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo (RACEFAES , 2015 a 2020).

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.31867

Resumo

Os educadores/as se constituíram como significativos sujeitos para a construção e fortalecimento da Pedagogia da Alternância e Educação do Campo. Contudo a formação desses profissionais ainda é um desafio a ser superado por esse movimento. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a formação dos educadores/as da Pedagogia da Alternância, através da experiência do Programa Girassol de formação continuada para atuar na Pedagogia da Alternância e Educação do Campo no município de Nova Venécia, Espírito Santo. Para sistematizar essa experiência, utilizamos a pesquisa qualitativa, documental, nos referenciando em Nosella (2014, 2007) e Begnami (2003). Utilizamos ainda a observação participante natural, na forma expressa por Gil (2008). Constatamos, que apesar dos avanços em relação a formação dos educadores/as que atuam na Pedagogia da Alternância e Educação do Campo no município, ainda persiste uma situação desafiadora em relação a ela, que ameaça a continuidade dessa pedagogia, sendo necessárias ações para garantir e fortalecer a formação dos educadores/as que atuam nessa modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Eulálio de Oliveira Júnior, Escola Família Agrícola de Chapadinha - MEPES/RACEFFAES

Técnico em Agropecuária (EFAV, 2003); Licenciado em Ciências Agrícolas
(UFRRJ, 2008); Aperfeiçoamento em Pedagogia do Alternância e Educação do
Campo, (IFES, 2015); Mestre em Educação (UFRRJ, 2019); Professor/monitor
na Escola Família Agrícola de Chapadinha (2009 a 2020); Membro da Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do
Espírito Santo (RACEFAES, 2008 a 2020). 

Alcione Reetz, Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo (RACEFAES , 2015 a 2020).

Licencianda em História (UNIUBE, 2017); Membro da Regional das Associações
dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo
(RACEFAES , 2015 a 2020).

Downloads

Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil