Jogos Africanos na Educação Matemática
Uma abordagem cultural e contextualizada com o Mancala
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.42876Palavras-chave:
Educación Matemática, Juegos Africanos, Macala, Base Nacional Comun Curricular, Diversidad CulturalResumo
Este artigo propõe a integração do jogo africano Mancala no ensino de matemática, alinhando-se à BNCC e explorando a visão de D'Ambrósio sobre a matemática como uma linguagem culturalmente enraizada. A pesquisa qualitativa, exploratória e prática envolveu alunos do 6º ano em São Mateus-ES, tendo como objetivo desenvolver habilidades matemáticas e promover a compreensão da cultura africana. O projeto incluiu seis etapas, desde a introdução do jogo até a pesquisa sobre diferentes formas de jogá-lo. Os resultados indicam que o Mancala despertou a atenção dos alunos, promovendo a construção de estratégias e incorporando elementos culturais africanos ao cotidiano escolar. A implementação enfrenta desafios, requerendo formação de professores e métodos de avaliação abrangentes que reconheçam tanto o aprendizado matemático quanto a compreensão cultural. Ao unir aspectos da BNCC, a perspectiva de D'Ambrósio e os jogos africanos, o ensino de matemática se torna holístico e culturalmente enriquecedor, contribuindo para a valorização da diversidade e a redução de preconceitos. O artigo busca despertar o interesse pelos elementos matemáticos nas atividades culturais africanas, promovendo uma educação matemática mais inclusiva e contextualizada.
Downloads
Referências
BORGES, J. S.; PAIVA, J. R. de.; SILVA, E. A. da. Jogos Mancala: uma ferramenta no ensino de matemática. In: SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA E MATEMÁTICA INDUSTRIAL, II, 2010, Catalão. Anais... Catalão: UFG, 2010, p. 51-57. Disponível em: https://simmi.catalao.ufg.br/up/631/0/anais_simmi_2010.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 09 jan. 2003. Seção 1, p. 1.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 3. ed. Campinas: Papirus, 1997.
D’AMBROSIO, U. Da Realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 2. Ed. São Paulo: Summus. 2001.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2002.
FRAGA, A.; SANTOS, M. T. Ouri, um Jogo Mancala. In: Matemática e Jogo na Educação e Matemática. Educação e Matemática, Lisboa, v. 3, n. 76, p. 9-11, jan. /fev. 2004. Disponível em: https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/1261. Acesso em: 12 nov. 2023.
GERDES, P. Geometry from Africa: Mathematical and educational explorations. Washington: Mathematical Association of America, 1999.
LIMA, H. P.; GNEKA, G.; LEMOS, M. A semente que veio da África. Brasília: Ministério da educação. 2005.
SILVA, J. N. Jogos Matemáticos. In: Matemática e Jogo na Educação e Matemática. Educação e Matemática, Porto, v. 2, n. 76, jan./fev. 2004. Disponível em: https://www.apm.pt/apm/revista/educ76/matematica_jogo.pdf . Acesso em: 12 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marinete Santana Wutke Welmer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.