Educação matemática antirracista e decolonial nos anos iniciais do ensino fundamental

o jogo africano de mancala awelé

Autores

  • José Áureo Soares de Jesus Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS X
  • Carlos Luis Pereira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43770

Palavras-chave:

Mancala, Alunos, Ensino Fundamental, Educação antirracista e decolonial.

Resumo

A presente pesquisa tem como escopo central a Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como fio condutor o jogo africano mancala como recurso didático para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de adição e subtração. A partir de nossas análises, a pesquisa justifica-se com base na Lei nº 10.639/2003, que estabelece obrigatoriedade de todas escolas brasileiras da Educação Básica a inclusão o currículo da História e da Cultura Afro- Brasileira e Africana em todas disciplinas escolares, inclusive na área de Matemática e suas Tecnologias;  Ainda justifica-se a pesquisa devido ausências de conhecimentos matemáticos de matriz africana no currículo em ação nas aulas de Matemática, inclusive nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão norteadora foi se o jogo africano de mancala no ensino de adição e subtração para alunos do 2º ano escolar tem potencialidade para corroborar com uma educação matemática escolar antirracista e decolonial? O delineamento da pesquisa foi dentro da abordagem qualitativa e nos objetivos da pesquisa exploratória acerca desta temática; A técnica utilizad para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e registros nos cadernos e, para análise destes dados coletados buscou-se a análise do conteúdo. Verifica-se que o jogo de mancala contribui para o desenvolvimento das habilidades matemáticas de cálculo mental para resolver situações matemáticas do jogo. Concluímos, que o ensino de adição e subtração através da matemática africana promoveu a todos alunos aprendizagens essenciais de uma educação antirracista e decolonial.

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Publicado

09-08-2024