Motivações dos usuários para a implantação de sistemas de energia solar fotovoltáica
DOI:
https://doi.org/10.21712/lajer.2025.v12.n1.p79-91Palavras-chave:
Consumidor, Econômico, Socioambiental, SustentabilidadeResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as motivações dos usuários para a implantação de sistemas de energia solar fotovoltaica. Os dados foram sistematizados no SPSS 20 e submetidos a uma análise estatística descritiva. Para as variáveis relacionadas às motivações para a utilização do sistema de energia solar e a escolha da empresa que executou o projeto de implantação da energia solar foi realizada uma análise de correlação, no caso o Coeficiente de Correlação de Spearman, (a um nível de significância de p<0,05). Os respondentes da pesquisa podem ser caracterizados como indivíduos majoritariamente do sexo masculino (78,62%), casados (81,08%) ensino médio incompleto (32,43%) e superior completo (27,03%), ou seja, entendeu-se após o levantamento de dados que a redução do custo de energia, taxas de juros atrativas, facilidade em financiar, são motivações econômicas que estimulam o consumidor, além de que as questões socioambientais (quais) e diminuição do impacto, assuntos que estão em voga ultimamente, fazem com que o consumidor opte pela energia fotovoltaica, tornando um ponto positivo tanto para o cliente como para o meio ambiente. Esse sistema contribui para a produção de energia elétrica mais limpa e para a sustentabilidade.
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