OS DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO E DA GESTÃO ASSOCIADA: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.2.21845.43-66.Resumen
Este estudo objetiva analisar os desafios da gestão associada do transporte coletivo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis. O método utilizado foi o de estudo de caso com características qualitativas apoiado em análise documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram que a visão limitada acerca da interdependência dos temas de interesse comum, ações isoladas, hiatos de comunicação e critérios unilaterais para tomada de decisões são os principais problemas enfrentados, derivados de impasses administrativos e políticos. Identificou-se que a construção da gestão associada envolve regramento, transparência, compartilhamento de informações, coerência técnica, e visão de longo prazo. Conclui-se que cabe aos entes da gestão associada superar as rivalidades políticas e a tradição de falta de cooperação que norteia o setor público brasileiro. A principal contribuição do artigo é aprofundar conceitual e empiricamente o relacionamento entre duas temáticas pouco estudadas de forma conjunta: a gestão e a mobilidade urbana nas cidades.Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).