A estética feminina como atributo de exclusão no mercado de trabalho brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2024.13.2.42146.50.72

Palabras clave:

marcado de trabalho, racismo, mulheres negras, estética, Tecnologias de si

Resumen

O sexismo e o racismo são as ideologias mais perversas em relação às questões de gênero e raça na sociedade brasileira. As mulheres, principalmente as negras são discriminadas desde o nascimento, o que se mantém por toda a sua vida, por causa do seu fenótipo. O objetivo do estudo é identificar como a estética constitui um empecilho para inserção de mulheres negras no mercado de trabalho brasileiro. A abordagem teórica foi o paradigma Hasenbalg e Tecnologias de si. Foi realizada pesquisa descritiva, qualitativa com 22 estudantes negras e brancas. Para a análise das narrativas foi utilizado o processo da referenciação, sob a perspectiva interacionista-discursiva. Os resultados demonstram a discriminação na seleção impactando na inserção no mercado de trabalho, por questões estéticas, a ponto negativar as competências das candidatas

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Biografía del autor/a

CLÁUDIA APARECIDA AVELAR FERREIRA, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Pós-doutorado em Geografia- Tratamento da informação espacial.  Estágio Pós-doutoral em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração- PUC MINAS. Linha de pesquisa: Pessoas, Trabalho e Sociedade: Diversidade nas organizações. Grupo de Pesquisa GEDI- Grupo de Estudos de Gestão, Diversidade e Inclusão; NUPEGS- Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social/PPGA-PUC Minas; Geografia- Fluxos e análises espaciais e NEHRUT- Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho. Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA. Graduada em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) no curso de farmácia e bioquímica. Tem especialização em administração de serviços de saúde e saúde pública (UNAERP), MBA em Gestão de Organizações Hospitalares e Serviços de saúde (FGV) e Assistência Farmacêutica no SUS (UFSC).

Simone Costa Nunes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado (2007) e Mestrado (1999) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, nas áreas de Novas Tecnologias Gerenciais e Organizações e Recursos Humanos, respectivamente; Graduação em Administração (1990). Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (desde 1998). Desde 2008, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/PUC Minas. 

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Publicado

02-05-2024

Cómo citar

FERREIRA, C. A. A., & Nunes, S. C. (2024). A estética feminina como atributo de exclusão no mercado de trabalho brasileiro. Revista Gestão & Conexões, 13(2), 50.72. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2024.13.2.42146.50.72

Número

Sección

Artigos