História Viva: um olhar sobre a relação entre a Biologia da Cognição e o estudo do passado

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Resumo

A constituição dos processos de cognição e de subjetivação é um tema muito relevante dentro do abrangente campo de estudo na área da Educação que aborda a questão da aprendizagem. Tendo como ponto de partida a perspectiva da complexidade e a teoria de Maturana e Varela, a Biologia da Cognição (2011), apresenta-se nessa reflexão o processo cognitivo como algo inseparável do ato de viver. Acrescenta-se a essa abordagem as contribuições dos filósofos Nietzsche e Espinosa, autores importantes para uma discussão sobre emoção e sentimentos humanos, bem como propõe-se um diálogo com pesquisadores preocupados em enfatizar a narrativa elaborada pela História como uma ação humana sobre o que se denomina passado. Sob esse ponto de vista, o objetivo dessa reflexão teórica é sustentar que estudar a história significa a vivência da história, e esse é o próprio processo cognitivo/afetivo. Mais do que isso, postula-se que vivenciar a interpretação do passado possibilita aos sujeitos envolvidos constituir-se em coautores da história e de sua própria trajetória histórica.

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Biografia do Autor

Waldy Luiz Lau Filho, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Possui graduação em História pela UFRGS e Mestrado em Educação pela UNISC. 

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Publicado

06-08-2019