Educação no Campo no Espírito Santo: Tensões e Diálogos na Luta pela Garantia dos Direitos

Autores

  • Dalva Mendes de França
  • Edna Castro Oliveira
  • Tatiana de Santana Vieira

Resumo

O trabalho reflete sobre o contexto educacional no Brasil e no Espírito Santo, a partir de dados do Censo Escolar (INEP/MEC, 2010; IBGE, 2010) e da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU, 2012), explicitando o papel da educação institucionalizada e seus mecanismos de controle, exclusão e expansão. Assim como retrata traços da realidade do campo no Brasil e no estado do Espírito Santo, evidencia marcas históricas de uma educação fundada em modelos que invisibilizam os sujeitos do campo, denuncia o fechamento de escolas do campo e a luta dos movimentos sociais do campo, dentre eles o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Para tal, toma a análise documental como referência metodológica que envolveu a leitura de dados de estatísticas oficiais e fontes primárias da SEDU. O referencial teórico dialogou com as áreas da educação popular, educação do campo, pedagogia libertadora e sociologia da experiência. Como resultados  a pesquisa aponta a reafirmação de que a educação do campo no Espírito Santo tem ficado a margem das políticas públicas, o que se evidencia como um dos componentes da manutenção das desigualdades, da opressão e negação de direitos aos povos do campo, suscitando a classe trabalhadora no campo a lutar pela educação enquanto direito no conjunto das lutas pelas transformações das condições sociais de vida no/do campo.

 

Palavras-chave: Educação do Campo. Políticas Públicas. Lutas Sociais. Direito à Educação.

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