Universitários ingressantes: expectativas e dificuldades na adaptação à vida acadêmica
expectativas e dificuldades na adaptação à vida acadêmica
Palavras-chave:
Calouros, Educação Superior, Vivências acadêmicasResumo
O processo de transição para universidade é um momento muito conturbado na vida do estudante. Essencialmente, o primeiro período é uma fase determinante para a permanência do mesmo em seu curso, pois nessa etapa o mesmo irá conviver com um meio diferente ao qual estava acostumado. O processo de adaptação é multidimensional, pois abrange diversos aspectos da vida do estudante, podendo acarretar até mesmo a desistência da vida acadêmica. O objetivo foi avaliar o contexto de chegada e adaptação de 96 universitários ingressantes de uma instituição de ensino superior da cidade de Palmas/TO. Foi utilizado o Questionário de Vivências Acadêmicas, partindo de uma versão reduzida onde há a organização do contexto da vida acadêmica em 5 escalas (carreira, institucional, pessoal, interpessoal e estudo). Os resultados expõem uma melhor adaptação de estudantes da área agrária e uma menor adaptação de estudantes da área social. As maiores médias encontradas foram nas escalas carreira e institucional. Conclui-se, então, a maior satisfação do público pesquisado no que diz respeito à aprendizagem e às expectativas quanto ao exercício profissional, além de uma boa ambientação à universidade e serviços por ela oferecidos.
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