Autismo e Inclusão em perspectiva:

Vivências do Estágio na Educação Especial

Autores

  • AMANDA ORTOLAN PACHECO Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina
  • NAHUN THIAGHOR LIPPAUS PIRES GONÇALVES Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina

Palavras-chave:

Autismo, Educação Especial, Inclusão

Resumo

Essa é uma pesquisa qualitativa, elaborada como relato de experiência com descrição de situações vivenciadas durante um ano letivo de estágio não obrigatório na Educação Especial, que teve como objetivo refletir sobre o processo de inclusão no acompanhamento de um aluno com autismo. No decorrer da pesquisa foram articulados pontos de caracterização do autismo no DSM-5 (2014) e contextualizados diante descrição da rotina escolar para compor a análise. Observou-se que a inclusão atravessa a quebra de barreiras atitudinais e a fragilização dos preconceitos, também requer considerar que independentemente do nível do transtorno do espectro, é fundamental o apoio de professores habilitados, na tentativa de compensar as limitações funcionais e pedagógicas, no enfrentar dos desafios para ampliação das capacidades interativas dos estudantes com autismo, no planejamento das ações de sensibilização e acesso aos conhecimentos escolares.

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Referências

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Publicado

30-12-2022