Estágio na Educação Especial:
Reflexões e Inquietações
Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão, EstágioResumo
O estágio na Educação Especial é um desses espaços que durante a formação favorecem o envolvimento com o dia a dia das escolas comuns de ensino, e que nos leva a muitas reflexões e inquietações acerca dos processos inclusivos. Essa pesquisa objetiva através de um relato de experiência no estágio construir uma análise qualitativa rumo a compreensão dos desafios e inquietudes que cercam a perspectiva inclusiva nas escolas para firmar apontamentos e proposições que colaborem com o enfrentamento das situações excludentes. Observou-se que as escolas ainda estão repletas de ações tradicionais naturalizadas antes da perspectiva inclusiva, um espaço inquietante que potencializa reflexões concretas e carece de olhares críticos, de transformações que assumam a amplitude e valorização da educação na formação social inclusiva, às vezes, de um estagiário que problematize tais aspectos, por exemplo, no fortalecimento da concepção de - nosso aluno - vinculado a Educação Especial.
Downloads
Referências
BAPTISTA, Claudio Roberto. Educação Especial e Políticas de Inclusão Escolar no Brasil: Diretrizes e Tendências. São Carlos: Marquezine & Manzini/ABPEE, 2015. p 17-30. Disponível em:
https://lume.ufrgs.br/handle/10183/116612. Acesso em: 14 de set. 2022.
BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 4. ed. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10 set. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 set. 2022.
BRASIL. Portaria nº 948 de 8 de outubro de 2007. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, MEC/ SEED, 2008. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 02 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2001.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6° ed. São Paulo: Atlas 2019.
GONÇALVES, Nahun Thiaghor Lippaus Pires. Do desmonte da educação pública a formação humana omnilateral, perspectivas e seus reflexos na educação especial. Revista Cocar. v.14 n.30, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3682. Acesso em: 10 set. 2022.
KASSAR, M. C. M. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, p. 61-79, Editora UFPR, jul./set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/y6FM5GNKBkjzTNB48zV4zNs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 set. 2022.
PADILHA, A. M. L.; SILVA, R. H. dos R. Pedagogia histórico-crítica e a educação escolar das pessoas com deficiência. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 31, n.esp.1, esp.062020, p.103-125, dez. 2020. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8291/pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
PAZ, A. C. R.; VICTOR, S. L. Reflexões iniciais sobre a prática colaborativa e a educação especial. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 55, p. 1-22, e-18936, jan./mar. 2020. Disponível: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18936/12491. Acesso em: 10 set. 2022.
RODRIGUES, B. de A.; HORA, J.; VIEIRA, E. T. de B. A formação docente por meio do estágio supervisionado: notas de uma experiência. Pró-Discente: Caderno de Produção Acadêmico-Científica. Vitória-ES, v. 26, n. 2, p. 12-22, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/32722. Acesso em: 10 set 2022.
TORRES, J. P.; CRUZ, L. P. da; CABRAL, L. S. A. Concepções sobre deficiência importam? Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.27, e0200, p.545-558, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/nZmY44zBNjj5hVZrXmRn5DL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 set. 2022.