Estágio na Educação Especial:

Reflexões e Inquietações

Autores

  • CRISTINA DE SOUZA GOMES Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina
  • LUDMILA LINS BEZERRA Universidade de Trás-os-Montes- Alta Douro, UTAD, Portugal.

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Estágio

Resumo

O estágio na Educação Especial é um desses espaços que durante a formação favorecem o envolvimento com o dia a dia das escolas comuns de ensino, e que nos leva a muitas reflexões e inquietações acerca dos processos inclusivos. Essa pesquisa objetiva através de um relato de experiência no estágio construir uma análise qualitativa rumo a compreensão dos desafios e inquietudes que cercam a perspectiva inclusiva nas escolas para firmar apontamentos e proposições que colaborem com o enfrentamento das situações excludentes. Observou-se que as escolas ainda estão repletas de ações tradicionais naturalizadas antes da perspectiva inclusiva, um espaço inquietante que potencializa reflexões concretas e carece de olhares críticos, de transformações que assumam a amplitude e valorização da educação na formação social inclusiva, às vezes, de um estagiário que problematize tais aspectos, por exemplo, no fortalecimento da concepção de - nosso aluno - vinculado a Educação Especial.

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Publicado

30-12-2022