Quando a criança é educadora:

Arte contemporânea na Educação Infantil

Autores

  • Adriana Magro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Isabela Vieira Martins Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Criança, Arte, Espaço expositivo, Educação

Resumo

Tendo como foco principal a reflexão sobre o ensino e aprendizagem de arte contemporânea para crianças em um espaço expositivo, o presente artigo analisa a mediação e tudo que nela comporta para além do objeto de arte, como o espaço, a iluminação, a climatização e a disposição das obras. Essa reflexão deriva de uma experiência de um educativo voltado para crianças de escolas particulares do município de Vitória (ES). A exposição em questão, mediada para as crianças, Confluências em verde, foi realizada na galeria de arte contemporânea Matias Brotas. O educativo se constituiu em proposições artísticas em torno da temática e da materialidade da própria exposição da artista Mai-Britt Wolthers. A análise do processo se baliza em autores que discutem sobre mediação e educação, sobre a produção artística contemporânea e sobre as práticas e os resultados artísticos do educativo da galeria MBac (Matias Brotas Arte Contemporânea) do ano de 2019, são eles: Barbosa (2001; 2010; 2015), Basbaum (2007), Benjamin (1996), Dewey (2010), Fantin (2008), Martins (2013), Menezes (2007) e Tembo (2013).

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Referências

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Publicado

23-11-2023