Educação das Relações Étnico-Raciais:

um breve levantamento sobre sua implementação no ensino superior brasileiro

Autores

  • Gleyston Marssartier Santana Matildes
  • Débora Cristina de Araújo
  • Eduardo da Silva Araújo

Palavras-chave:

Educação das relações étnico-raciais, Universidades federais, Ações, Implementação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar pesquisas que investigaram, em universidades brasileiras, ações voltadas para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). O recorte temporal compreendeu aos anos de 2018 a 2023 e tomou o Estado do Conhecimento (MOROSINI; NASCIMENTO; NEZ, 2021) como proposta metodológica de captação dos trabalhos em um banco de dado de dimensão nacional. Para referendar o presente estudo, recorremos a autores e autoras como: Petrônio Domingues (2007), Nilma Lino Gomes (2017), Silvio Almeida (2019), entre outros/as. Os resultados apontaram que a implementação de ações voltadas para a Educação das Relações Étnico-raciais em universidades no país se destaca pela predominância das políticas de cotas, em conformidade com a Lei 12.711/2012. Por outro lado, identificamos a necessidade da ampliação de estudos sobre a ERER no contexto universitário brasileiro, considerando o baixo quantitativo de estudos captados em um período de cinco anos.

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Publicado

26-02-2024