Avaliações de produto e processo:

o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em discussão

Autores

  • Wellington da Silva
  • Sandra Lúcia Ferreira
  • Luiz Dalmacir da Silveira

Palavras-chave:

Avaliação somativa, Avaliação formativa, Trabalho de Conclusão de Curso, Educação profissional técnica de nível médio

Resumo

O estudo se insere no contexto de 35 jovens do Curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Centro Paula Souza (CEETEPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo, e buscou compreender quais são os elementos estruturantes que se articulam entre a formação e a experiência de elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo foi viabilizar uma proposta de acompanhamento e avaliação do processo criador, explorando as contribuições da avaliação somativa. Buscou-se também discutir outros saberes – prática da autonomia e articulação entre componentes curriculares – necessários para a formação integral destes jovens reconhecendo a elaboração de um TCC como uma ação capaz de integrar conteúdo teórico e prático. Do ponto de vista metodológico, adotou-se as pesquisas bibliográfica, aplicação da técnica de Curtigrama – técnica que permite a escuta de estudantes sobre o que gostam e não gostam referente ao fenômeno investigado – e pela análise de conteúdo de 10 TCCs produzidos no Curso Técnico em Informática. Os resultados da pesquisa, evidenciaram a importância do professor orientador, que se empenha na missão de conduzir a construção dos TCCs para que os projetos possam oferecer contribuições sociais e atender, ao mesmo tempo, as expectativas formativas dos estudantes como também o desenvolvimento de competências para as demandas do mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELEZIA, Eva Chow; RAMOS, Ivone Marchi Lainetti. Núcleo básico: planejamento e desenvolvimento do TCC. (Coleção Técnica Interativa. Série Núcleo Básico, v. 3). São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2011. Disponível em http://www.etecjosedagnoni.com.br/downloads/Nucleobasico/VOL.3-PLANEJAMENTO_E_DESENVOLVIMENTO_DO_TCC.pdf. Acesso em 20 nov. 2023.

BORGES, Nieysila Simara da Silva Castro; SILVA, Rilda Simone Maia da; SALAZAR, Deuzilene Marques; AQUINO, Soraya Farias. As estratégias de ensinagem no Ensino Médio integrado à Educação Profissional: uma análise dos planos de ensino. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 2, n. 2, p. 66-79, 2018. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.411. Acesso em: 20 out. 2023.

CEETEPS. Manual TCC: Trabalho de Conclusão de Curso nas Etecs. Centro Paula Souza, 2022. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/cetec/geped/tcc/manual.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.

CEETEPS. Regulamento Geral: Trabalho de Conclusão de Curso TCC. Centro Paula Souza, 2015. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/cetec/geped/tcc/regulamento.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.

CEETEPS. Sítio eletrônico ETEC Padre Carlos Leôncio da Silva. Centro Paula Souza, 2023. Disponível em: http://etecpadreleoncio.com.br/site/servicos/tcc/. Acesso em: 10 out. 2023.

CORREA, Ana Paula de Melo. Desenvolvimento de projetos como metodologia de ensino em Escolas Técnicas Profissionalizantes. Br. J. Ed., Tech. Soc., v.14, n.1, Jan.-Mar., p.17-21, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v14.n1.17-21. Acesso em 20 out. 2023.

FAGUNDES, Augusta Isabel Junqueira. Avaliação no cotidiano escolar: implicações legais. Belo Horizonte: Arroba, 2015.

FALEIROS, Nayara de Paula. Educação para a carreira no cotidiano da escola pública: proposta de modelo interventivo para a grade curricular. Universidade de São Paulo. 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-05032015-155659/publico/faleiros_corrigida.pdf. Acesso em 15 dez. 2023.

FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

FERREIRA, Sandra Lúcia. Avaliação das aprendizagens para professores da educação superior. (Série Universitária) – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019.

FREITAS, Rony. Produtos educacionais na área de ensino da capes: o que há além da forma? Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 2, p. 5-20, 2021. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.1229. Acesso em: 20 dez. 2023.

GAMBA, Maristela de carvalho. Educação Profissional: o potencial formativo do trabalho de conclusão de curso dos cursos técnicos do Centro Paula Souza, 2016. Disponível em: https://tede.unisantos.br/handle/tede/3001. Acesso em 15 out. 2023.

MAHL, Álvaro Celso.; SOARES, Dulce Helena Penna; OLIVEIRA NETO, Eliseu de (Orgs.). POPI: Programa de Orientação Profissional Intensivo: Outra forma de fazer orientação profissional. São Paulo: Vetor, 2005.

OLIVEIRA, Adriana. Os desafios do Trabalho de Conclusão de Curso no Ensino Técnico de Enfermagem. Faculdade de Medicina de Marília, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3356722. Acesso em: 16 nov. 2023.

PAIVA, Maria das Graças Gomes; BRUGALLI, Marlene. Avaliação: novas tendências, novos paradigmas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2000.

RAMOS, Ione Marchi Lainetti. O trabalho de conclusão de curso no ensino técnico – um olhar sobre o processo de implementação. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2008. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/dissertacao/o-trabalho-de-conclusao-de-curso-no-ensino-tecnico-um-olhar-sobre-o-processo-de-implementacao. Acesso em 13 nov. 2023.

SANTOS, Graça; ROXO, Fabiano; SITA, Maurício. Educação: inovações e ressignificações. São Paulo: Literare Books International, 2018.

SCHWARTZMAN, Simon. As avaliações de nova geração. In: MELO E SOUZA, Alberto de (org.). Dimensões da Avaliação Educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

SOARES, Dulce Helena Penna; LEVENFUS, Rosane Schotgues. Técnicas para grupos de reorientação profissional. In: SOARES, Dulce Helena Penna; LEVENFUS, Rosane Schotgues (Orgs), Orientação Vocacional Ocupacional. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SOUSA, Clarilza Prado de (2000). Dimensões da avaliação educacional. Revista Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas. São Paulo, n.22, (p.101-118), 2000. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02220002218. Acesso em 20 out. 2023.

Downloads

Publicado

26-02-2024