Um levantamento de pesquisas fenomenológicas dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo de 2015 a 2023

Autores

  • Priscilla Alves Pereira
  • Herberth Gomes Ferreira
  • Vitor Gomes
  • Hiran Pinel

Palavras-chave:

Educação, Educação Especial, Fenomenologia

Resumo

Trata-se de artigo cujo objetivo é apresentar recorte do cenário local da Universidade Federal do Espírito Santo em termos de trabalhos de pós-graduação que possuem a abordagem fenomenológica em pesquisas no campo da educação e educação especial. Para isto, em termos metodológicos para a realização deste trabalho, realiza um levantamento de dados a partir dos sites do banco de dissertações e teses na área da educação, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE), ambos, ligados à universidade destacada - UFES. Como marco temporal da pesquisa, o levantamento abrangeu o período de 2015 a 2023. Dentre os resultados desta pesquisa, encontramos 6 (seis) dissertações e 9 (nove) teses defendidas no âmbito do PPGE; e 8 (oito) dissertações defendidas no âmbito do PPGMPE, com estudos que relacionavam o método fenomenológico, educação e educação especial. Como considerações finais infere que a fenomenologia, mais especificamente no campo da educação especial e inclusiva, proporciona aos sujeitos profissionais da educação olhares e reflexões sensíveis acerca desse sujeito estudante, dentro do ambiente que ambos vivenciaram cotidianamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Isabel Cristina Dose Lage . Uma fenomenologia autobiográfica e sua contribuição para a compreensão do ser pedagoga para além de espaços-tempos pré-determinados. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação, Defesa final, Vitória: UFES/CE/PPGMPE, 2020. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_14716_01.%20Vers%E3o%20final%20da%20disserta%E7%E3o.pdf. Acesso em: 03 de fev. 2024.

BRAGIO, Jaqueline . A fenomenologia de ser professora em uma classe hospitalar. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_13832_TESE%20DE%20DOUTORADO%20-%20%20JAQUELINE%20BRAGIO.pdf. Acesso em: 04 de fev. 2024.

BRAVIN, Rodrigo. Fenomenologia do ser: imersões na vivência de um aluno paciente com câncer na Classe Hospitalar. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. 258 f. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_16618_Tese%20final%20-%20Rodrigo%20Bravin.pdf. Acesso em: 04 de fev. 2024.

BRESSANELLI, Rayane Tomazini. Um estudo fenomenológico sobre a resiliência de duas mulheres atravessadas pela enchente do rio Benevente em Alfredo Chaves/ES. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação, defesa final, Vitória: UFES/CE/PPGMPE, 2022. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_16417_01%20Vers%E3o%20final%20da%20disserta%E7%E3o.pdf. Acesso em: 03 de fev. 2024.

CALIXTO, Jannaina de Lima. Diário de uma contadora de histórias: um estudo fenomenológico existencial. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação, defesa final, Vitória: UFES/CE/PPGMPE, 2020. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_14718_01.%20Ves%E3o%20final%20da%20disserta%E7%E3o.pdf. Acesso em: 02 de fev. 2024.

DUARTE, Tereza Cristina Lopes . Um estudo fenomenológico descritivo sobre um círculo da paz com professores de uma rede pública. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação, defesa final, Vitória: UFES/CE/PPGMPE, 2022. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_16461_01%20Vers%E3o%20final%20da%20disserta%E7%E3o.pdf. Acesso em: 02 de fev. 2024.

DUTRA, Giselle Cristina de Souza . Um estudo fenomenológico sobre três crianças adotadas tardiamente e seus primeiros contatos com a escola. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação, Defesa final, Vitória: UFES/CE/PPGMPE, 2021. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_15468_01%20Versao%20final%20da%20dissertacao.pdf. Acesso em: 03 de fev. 2024.

FERREIRA, Herberth Gomes. Educação, morte e analítica existencial: relatos de experiências de professores nos Atendimentos Educacionais em Ambientes Hospitalares. Tese (doutorado em educação) – Programa De Pós-Graduação Em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_17487_TESE-FINAL-PPGE-UFES-2023.pdf. Acesso em: 04 de fev. 2024.

FORGHIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia fenomenológica: fundamentos, método e pesquisa. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.

FRAGA, Maria Amélia Barcellos. O método fenomenológico de pesquisa e o professor do Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/Superdotação: desvelando vivências a partir de uma formação continuada. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação, Defesa final, Vitória: UFES/CE/PPGMPE, 2019. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_13899_Disserta%E7%E3o_atualizada_%20Maria%20Am%E9lia%20B%20Fraga.pdf. Acesso em: 02 de fev. 2024.

FURLEY, Ana Karyne Loureiro Gonçalves Willcox . Ser criança com câncer na brinquedoteca hospitalar: um estudo em Merleau-Ponty. Dissertação de Mestrado em Educação, Defesa final, Vitória: UFES/CE/PPGE, 2019. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_13327_DISSERTA%C7AO%20FINAL-ANA%20KARYNE%20LOUREIRO%20FURLEY.pdf. Acesso em: 05 de fev.2024.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução, organização e notas de Fausto Castilho. Campinas-SP: Editora Unicamp; Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2012.

JANTORNO, Alessandra Azevedo . A Escola Interrompida: uma Análise dos Discursos Imagéticos e Verbais Fenomenológico Existencial de Mulheres Que Abandonaram a Escola Prematuramente. Tese (Doutorado em Educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_8714_Tese%204_correta.pdf. Acesso em: 04 de fev. 2024.

LIMA, Hedlamar Fernandes da Silva. Naruto, um aluno com crânio faringioma na educação especial hospitalar: um estudo fenomenológico e existencial inspirado em Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_12139_Disserta%E7%E3o%20-%20pdf%20%281%29.pdf. Acesso em: 05 de fev. 2024.

LIMA, Hedlamar Fernandes da Silva. A fenomenologia existencial de Minata, mãe-educadora de aluno cego devido a doença rara. Tese doutorado em Educação, Defesa final. Vitória: UFES/CE/PPGE, 2023. 286 f. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=20181. Acesso em: 02 de fev. 2024.

LIMA, Hellen Silva de. Práticas avaliativas com alunos público-alvo da educação especial de uma escola pública: um estudo fenomenológico. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação, Defesa final, Vitória: UFES/CE/PPGMPE, 2021. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_15469_01%20Versao%20final%20da%20dissertacao.pdf. Acesso em: 03 de fev. 2024.

LOUZADA. Marciane Cosmo .A fenomenologia da vida: o retorno ao mundo vivido hospitalar atravessado pela Síndrome de Duchenne. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_14715_1.Tese_MARCIANE_COSMO_PPGE_UFES.pdf. Acesso em: 04 de fev. 2024.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MIRANDA, Ruy Antonio Wanderley Rodrigues de. Corporeidade, percepções e modos de ser cego em aulas de educação física: um estudo fenomenológico-existencial. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_9407_CORRIGIDA%20EM%2009%20DE%20MAIO%20correto.pdf. Acesso em: 02 de fev. 2024.

MIRANDA, Ruy Antonio Wanderley Rodrigues de. Corpos em Rede, Intercorporeidade e Educação Especial em meio à pandemia do novo Coronavírus: uma abordagem fenomenológica. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. 107 f. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_16840_RUY_ANTONIO_WR_MIRANDA_TESE_DOUTORADO_PPGE_09_AGOSTO_2022.pdf. Acesso em: 04 de fev. 2024.

MOURA, Menderson Rezende de. Uma descrição fenomenológica e analítica existencial do sentido da vida de ser Leonardo, um aluno adolescente cego, personagem do filme Hoje eu quero voltar sozinho. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. 240 f. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_16697_DISSERTA%C7%C3O.%20VERS%C3O%20FINAL%20ENTREGA%20AO%20PPGE%20%281%29.pdf. Acesso em: 02 de fev. 2024.

OLIVEIRA, Alexsandra dos Santos . Experiência, escuta e diálogo: uma descrição compreensiva-hermenêutica na constituição do ser-gestor-escolar. Tese (doutorado em educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, vitória, 2016. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_9542_Tese%20-%20Alexsandra%20dos%20Santos%20Oliveira%20-%20vers%E3o%20on-line-18-10-201620161026-171547.pdf. Acesso em: 02 de fev. 2024.

SANTOS, Anderson Oliveira. No tabuleiro da vida: um estudo fenomenológico educacional sobre resiliência nas aulas de educação física. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação, Defesa final, Vitória: UFES/CE/PPGMPE, 2023. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGMPE/detalhes-da-tese?id=20389. Acesso em: 03 de fev. 2024.

SILVA, Rute Léia Augusta . Uma descrição fenomenológica dos modos de ser surdo implantado coclear. Dissertação de Mestrado em Educação, defesa final, Vitória: UFES/CE/PPGE, 2020. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_14987_disserta%E7%E3o-rute-13-janeiro-2021.pdf. Acesso em: 02 de fev. 2024.

SOUSA, Cleyton Santana De. Tecnologia assistiva: o potencial de uso do computador junto a uma professora especialista que atua em sala de recurso multifuncional no atendimento educacional especializado - baseado num estudo fenomenológico-existencial. Dissertação de Mestrado em Educação, Defesa Final, Vitória: UFES/CE/PPGE, 2018. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_12746_Dissertacao%20do%20Cleyton%20NOVEMBR0.pdf. Acesso em: 02 de fev. 2024.

TSYGANOK, Madalena Maria Barbosa . Narrativas de Professoras Envolvidas Com a Educação Especial: uma Compreensão das Experiências, Sentidos e Aprendizagens Vividas. Tese (Doutorado em Educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_8551_Texto%20completo%20.pdf. Acesso em: 04 de fev. 2024.

Downloads

Publicado

26-02-2024