Desafios na trajetória escolar de jovens e adultos autistas do ensino superior
Palavras-chave:
Autismo, Dificuldades sociocomunicativas, Dificuldades de aprendizagem, Educação Inclusiva, Trajetória EscolarResumo
No contexto da educação inclusiva, é comum observar um crescimento significativo na produção de estudos em relação ao autismo. Além da educação básica, diversos jovens e adultos autistas chegam ao ensino superior. Logo, o objetivo desta pesquisa foi analisar a trajetória escolar de jovens e adultos autistas matriculados em uma instituição de ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, em que foi aplicado um Questionário de Trajetória Escolar com 9 (nove) participantes, alunos e alunas autistas da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe. A partir de uma análise qualitativa e quantitativa dos dados, observou-se que os participantes enfrentaram diversas dificuldades sociocomunicativas e de aprendizagem durante a sua trajetória escolar. Pessoas que tiveram seu diagnóstico durante a infância receberam um maior suporte especializado da escola. Entretanto, a rede de apoio se configurou como um meio fundamental de suporte durante a trajetória escolar de todos os participantes. Foi possível concluir que se faz importante debater sobre a responsabilidade de todos em prol da educação inclusiva, tendo em vista que o diagnóstico tardio de jovens e adultos autistas tem um impacto significativo no suporte fornecido durante a trajetória escolar.
Downloads
Referências
AGUILAR, Claudia Paola Carrasco; RAULI, Patricia Forte. Desafios da inclusão: a invisibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-26, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44082. Acesso em: 16 fev. 2024.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 16 fev. 2024.
BRASIL. Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Brasil. Casa Civil, Brasília, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 16 fev. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Casa Civil, Brasília, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em: 16 fev. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior. Brasília, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12737-documento-orientador-programa-incluir-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 fev. 2024.
BRASIL. INEP. Resumo Técnico: Censo da Educação Superior 2022. Brasília, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf. Acesso em: 16 fev. 2024.
CAMARGO, Erica Daiane Ferreira; GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento; SILVA, Giovanna Santos da. A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 16, n. 35, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19433. Acesso em: 16 fev. 2024.
FERREIRA, Mônica Misleide Matias; FRANÇA, Aurenia Pereira de. O autismo e as dificuldades no processo de aprendizagem escolar. ID on line. Revista de psicologia, v. 11, n. 38, p. 507-519, 2017. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/916/1291. Acesso em: 16 fev. 2024.
FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola. Horizontes, v. 36, n. 3, p. 111-120, 2018. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/709. Acesso em: 16 fev. 2024
MARTINS, Alessandra Dilair Formagio; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. Alunos autistas: análise das possibilidades de interação social no contexto pedagógico. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, p. 215-224, 2017.
MELO, Douglas Christian Ferrari de; SILVA, João Henrique da. Trajetórias escolares de pessoas com deficiências na educação básica: qual lugar da educação especial?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 948-965, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13510. Acesso em: 16 fev. 2024.
NALIN, Luísa Macedo et al. Impactos do diagnóstico tardio do transtorno do espectro autista em adultos. Research, Society and Development, v. 11, n. 16, p. 1-9, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38175. Acesso em: 16 fev. 2024.
OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro de Mendonça; ABREU, Tiago Florencio de. A percepção do aluno com transtorno do espectro autista sobre o processo de inclusão na Universidade Federal de Goiás (UFG). Revista Diálogos e Perspectivas em educação especial, v. 6, n. 2, p. 59-76, 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8897. Acesso em: 16 fev. 2024.
OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro de Mendonça; SCHMIDT, Carlo. Bullying e Transtorno do Espectro Autista (TEA): o que nos revelam as autobiografias?. Educação e Pesquisa, v. 49, p. 1-25, 2023. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213806. Acesso em: 16 fev. 2024.
PACHECO, Amanda Ortolan; GONÇALVES, Nahun Thiaghor Lippaus Pires. Autismo e Inclusão em perspectiva: Vivências do Estágio na Educação Especial. Pró-Discente, v. 28, n. 1, p. 33-44, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/39854. Acesso em: 14 fev. 2024.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª Edição. Novo Amburgo: Editora Feevale, 2013.
SANTOS, Wellington Farias et al. A Inclusão da Pessoa com Autismo no Ensino Superior. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 9, n. 3, p. 51-66, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/33786. Acesso em: 17 fev. 2024.
SARMET, Yvanna Aires Gadelha; FARIA, Júlia Valle de; SILVA, Guilherme Queiroz da; OLIVEIRA, Nina Puglia. Criação de um núcleo de atendimento à comunidade autista e neurodiversa na Universidade de Brasília: relato de experiência. Participação, v. 21, n. 37, p. 100-113, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/45052. Acesso em: 16 fev. 2024.
SERBAI, Fabiana; PRIOTTO, Elis Maria Teixeira Palma. Autismo na Adolescência: Uma Revisão Integrativa da Literatura. Educação em Revista, v. 37, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26472. Acesso em: 16 fev. 2024.
WUO, Andrea Soares; BRITO, Andre Luiz Corrêa de. Autismo e o paradigma da neurodiversidade na pesquisa educacional. Linhas Críticas, v. 29, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/45911. Acesso em: 16 fev. 2024.