Desafios na trajetória escolar de jovens e adultos autistas do ensino superior

Autores

  • Giovanna Santos da Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Erica Daiane Ferreira Camargo Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Rosana Carla do Nascimento Givigi Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

Autismo, Dificuldades sociocomunicativas, Dificuldades de aprendizagem, Educação Inclusiva, Trajetória Escolar

Resumo

No contexto da educação inclusiva, é comum observar um crescimento significativo na produção de estudos em relação ao autismo. Além da educação básica, diversos jovens e adultos autistas chegam ao ensino superior. Logo, o objetivo desta pesquisa foi analisar a trajetória escolar de jovens e adultos autistas matriculados em uma instituição de ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, em que foi aplicado um Questionário de Trajetória Escolar com 9 (nove) participantes, alunos e alunas autistas da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe. A partir de uma análise qualitativa e quantitativa dos dados, observou-se que os participantes enfrentaram diversas dificuldades sociocomunicativas e de aprendizagem durante a sua trajetória escolar. Pessoas que tiveram seu diagnóstico durante a infância receberam um maior suporte especializado da escola. Entretanto, a rede de apoio se configurou como um meio fundamental de suporte durante a trajetória escolar de todos os participantes. Foi possível concluir que se faz importante debater sobre a responsabilidade de todos em prol da educação inclusiva, tendo em vista que o diagnóstico tardio de jovens e adultos autistas tem um impacto significativo no suporte fornecido durante a trajetória escolar.

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Publicado

27-02-2024