Educação ambiental e formação de professores/as e educadores/as ambientais a partir das vertentes: tradicional, crítica e pós-crítica

Autores

  • Flávia Nascimento Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar algumas questões sobre a formação de professores/as e educadores/as, articulando as principais tendências/concepções do campo de atuação profissional, com as principais vertentes filosóficas, inseridas nas discussões contemporâneas da modernidade e pós-modernidade. Assim, são apresentadas quatro vertentes em relação à formação de professores/as e as tendências da Educação Ambiental. Para isso, uma incursão na trajetória da Educação Ambiental é apresentada, a fim de entender essa trama entre as concepções filosóficas e as tendências com as quais nos deparamos diariamente nos espaços formativos e informativos. Dessa forma, no sentido de situar a Educação Ambiental, bem como a inserção dos educadores/as ambientais como sujeitos militantes e engajados, é que apresento algumas das bases conceituais, que orientam suas escolhas teórico-metodológicas e práticas.

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Publicado

30-06-2009