Conhecimento de professores do nível pré-escolar sobre desobstrução de vias aéreas por corpo estranho
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v24i1.35658Palavras-chave:
Primeiros Socorros, Obstrução das vias respiratórias, Professores escolaresResumo
A obstrução de vias aéreas por corpo estranho em crianças ocorre, geralmente, na fase pré-escolar, causada por alimentos ou brinquedos. Esse agravo deve ser identificado e revertido rapidamente para evitar sequelas. Portanto, professores e responsáveis devem conhecer as técnicas para desobstrução das vias aéreas. Objetivo: Avaliar o conhecimento de professores do nível pré-escolar sobre as técnicas de desobstrução de vias aéreas. Métodos: Trata-se de estudo transversal, realizado em maio de 2019, em 8 escolas da rede pública de um município cearense. Foram coletadas informações sociodemográficas, de formação acadêmica e avaliado o conhecimento sobre a identificação da obstrução de vias aéreas e como realizar as manobras de desobstrução. Dados analisados por estatística descritiva e todos os princípios éticos foram respeitados (Parecer de Aprovação n° 3.313.385). Resultados: Participaram do estudo 58 professores. Predominaram o sexo feminino (100%), contratadas por período limitado (58,6%), com média de atuação profissional de 5,19 (±4,88) anos. A média de acertos foi de 8,36 (±2,0) questões. A conduta que obteve mais acertos foi sobre o sentido em que as compressões devem ser aplicadas (69%), já a conduta que obteve menor acerto foi sobre a primeira atitude a ser tomada quando a criança não tosse ou apresenta tosse ineficaz (36,2%). Conclusão: os professores apresentaram conhecimento suficiente sobre as técnicas de desobstrução de vias aéreas, porém, ainda existe deficiência quanto à atitude a ser tomada após a identificação dos principais sinais de obstrução e a prática correta das manobras de desobstrução.
Downloads
Referências
Teixeira HCL, Ferreira ER, Hishinuma G. Primeiros socorros na obstrução de vias aéreas por corpo estranho: professores monitores da educação infantil. Anais do X Encontro Internacional de Produção Científica [Internet]. 2017 [acesso em 17 set. 2020];1-4. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/ view/27101/23347.
Chehuen Neto JA, Brum IV, Pereira DR, Santos LG, Moraes SL, Ferreira RE. Conhecimento e interesse sobre suporte básico de vida entre leigos. Int J Cardiovasc Sci. 2016;29(6):443- 52. doi: 10.5935/2359-4802.20160064.
Menezes FMJ. Desobstrução mecânica de via aérea em crianças na pré-escola - uma revisão integrativa [Internet]. TCC II [Graduação em Enfermagem] - Universidade Tiradentes; 2016 [acesso em 4 dez. 2019] Disponível em: https:// openrit.grupotiradentes.com/xmlui/handle/ set/1566.
Prakash YS. Emerging concepts in smooth muscle contributions to airway structure and function: implications for health and disease. American Journal of Physiology-Lung Cellular and Molecular Physiology. 2016;311(6): L1113-L1140.
Aoyama EA, Magalhães KRM. A Importância do conhecimento em primeiros socorros entre profissionais da área de educação no ambiente escolar. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde. 2020;2(4):40-3.
Maciel AO, Roseno BR. Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal [Internet]. TCC II [Graduação em Enfermagem] - Centro Universitário do Planalto Central Ap-parecido dos Santos; 2019 [acesso em 4 dez. 2019] Disponível em: https://dspace.uniceplac. edu.br/handle/123456789/269.
BRASIL. Lei 13.722, de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros de Professores e Funcionários de Estabelecimentos de Ensino Públicos e Privados de Educação Básica e de Estabelecimentos de Recreação Infantil [Internet]. Ministério dos Direitos Humanos. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https:// www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei- 13722-4-outubro-2018-787220-norma-pl.html.
Galindo Neto NM, Caetano JA, Barros LM, Silva TM, Vasconcelos EMR. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paul Enferm. 2017;30(1):87-93.
Instituto Nacional de Emergência Médica [INEM]. Manual de Suporte Básico de Vida Pediátrico. 1 ed. Lisboa, PO, 2017.
Silva AG, Prelhaz C, Marques I. Foreign body in the airway: how a plane was unnoticed. Revnec [Internet]. 2017 [acesso em 16 mai. 2019]; 25(4):255-7. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/nascercrescer/article/ view/10806.
Rodrigues M, Teixeira J, Nascimento P, Carval¬ho S, Gonçalves A, Almeida J, Ribeiro C. Aspi-ração de corpo estranho na criança: um perigo escondido. Nascer e Crescer. 2016;25(3):173-6.
Costa CA. Conhecimento das puérperas de um município do meio oeste catarinense sobre a manobra de Heimlich em lactentes [Internet]. TCC II [Graduação em Enfermagem] - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe; 2016 [acesso em 4 dez. 2019].
Dallacosta FM, Dorini D, Rosa, LA. Reanimação cardiopulmonar: experiência no treinamento em escolas. CATAVENTOS - Revista de Extensão da Universidade de Cruz Alta. 2017;9(1):29-39.
Lino CM, Fossa AM, Campagnoli M, Groppo MF. Acidentes com crianças na educação infantil: per¬cepção e capacitação de professores/cuidadores. Saúde em Revista. 2018;18(48):87-97.
Souza AR, Melo JC. Educadora ou tia: os reflexos da feminização do magistério na construção da identidade profissional de professores(as) da educação infantil [Internet]. Revista Inter Ação. 2018;43(3):697-709. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/48977.
Rodrigues DC. O conteúdo primeiros socorros e a licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagens [Internet]. TCC II [Graduação em Educação Física] - Universidade Federal de Santa Catarina; 2019 [acesso em 4 jan. 2020].
Lima FZ, Contezini ICP, Oechsler S, Quispe VLV. Educação em saúde: multiplicando informações em suporte básico de vida [Internet]. Projeto integrador [Técnico em Enfermagem] - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina; 2018 [acesso em 4 dez 2019].
Santo SACE, Moura GC, Silva JT. O uso da tecnologia na educação: perspectivas e entraves. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 2020;4(1):31-45. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com. br/educacao/uso-datecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.