Escola, um lugar de fala sobre o capacitismo

Autores

  • Flávia Santos Rodrigues Prefeitura Municipal de Vila Velha
  • Laila Maria Duarte Borges Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes
  • Priscilla Gabriel de Souza Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes
  • Mirian Fioresi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Paula de Souza Silva Freitas Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lorena Barros Furieri Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v27isupl_2.48413

Palavras-chave:

Capacitismo, Discriminação, Preconceito, Inclusão social

Resumo

Introdução: Diante do avanço das discussões científicas e da crescente incorporação do conceito de capacitismo nas produções acadêmicas, surgiu o seguinte questionamento: em quais contextos o termo "capacitismo" é empregado nos espaços escolares? Objetivo: Identificar como o conceito de capacitismo é descrito e utilizado na literatura científica. Métodos: Foi realizada uma busca sistemática em quatro bases de dados — Periódicos CAPES, PePsic, BVS-Psi e SciELO — utilizando o descritor "capacitismo". Os critérios de inclusão adotados foram: artigos científicos de autoria nacional, disponibilizados online e publicados entre os anos de 2021 e 2024. A partir da seleção dos materiais, desenvolveu-se uma revisão de literatura com foco na identificação das abordagens e interpretações do capacitismo no ambiente escolar. Resultados: Os resultados analisados evidenciam reflexões significativas sobre as múltiplas formas de manifestação do capacitismo nas instituições de ensino, tanto de maneira sutil quanto explícita. Observa-se que, além das atitudes abertamente discriminatórias, o capacitismo também se expressa por meio de gestos e práticas que, embora revestidos de aparente benevolência, perpetuam estigmas e preconceitos em relação às pessoas com deficiência. Conclusão: Conclui-se, portanto, que este estudo pode servir como um alerta e, sobretudo, como uma fonte de informação e conscientização para a sociedade. Ao observar o cotidiano escolar, é possível identificar diversas facetas de uma cultura capacitista que valoriza os indivíduos com base exclusivamente em suas capacidades físicas ou mentais, ignorando a diversidade e a complexidade da experiência humana. Assim, espera-se contribuir para a construção de espaços educacionais mais inclusivos, equitativos e respeitosos à diferença.

Downloads

Referências

Bandeira L, Batista AS. Preconceito e discriminação como expressões de violência. Rev Estud Fem [Internet]. 2002 [citado 2024 out 24];10(1):119. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2002000100007. doi: 10.1590/S0104-026X2002000100007

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 [Internet]. Brasília: Diário Oficial da União; 1988 [citado 2024 out 24]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília: Diário Oficial da União; 2015.

Maia JS. No limite do equilíbrio: desconstrução do capacitismo [Trabalho de Conclusão de Curso]. Brasília: Centro Universitário de Brasília (UniCEUB); 2023 [citado 2024 set 1–2025 jan 31]. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16604

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva [Internet]. Brasília: MEC/SEESP; 2008 [citado 2024 set 1–2025 jan 31]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf

Gesser M, Block P, Mello A. Estudos da deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social [Internet]. 2020 [citado 2025 abr 10]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348190994_Estudos_da_deficiencia_interseccionalidade_anticapacitismo_e_emancipacao_social

Silva LM. O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. Rev Bras Educ [Internet]. 2006;1(33):424–34 [citado 2024 set 1–2025 jan 31]. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300004

Mello AG. Gênero, deficiência, cuidado e capacitismo: uma análise antropológica de experiências, narrativas e observações sobre violências contra mulheres com deficiência [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2014.

Dias A. Por uma genealogia do capacitismo: da eugenia estatal à narrativa capacitista social. In: Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência; 2013; São Paulo. Anais. São Paulo: USP; 2013. p. 1–14.

Dias FS, Moreira MCN, Silva LN. Deficiência e capacitismo: uma agenda nacional inconclusa para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Cad Saude Publica [Internet]. 2023 [citado 2024 dez 12];39(6):e00068723. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311XPT068723

Campbell FK. Refusing able(ness): a preliminary conversation about ableism. M/C J [Internet]. 2009 [citado 2024 nov 8];11(3). Disponível em: https://journal.media-culture.org.au/index.php/mcjournal/article/view/46. doi: 10.5204/mcj.46

Mello AG. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Cienc Saude Colet [Internet]. 2016;21(10):3265–76 [citado 2024 set 1–2025 jan 31].

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida [Internet]. Brasília: MEC/SEMSP; 2020 [citado 2024 out 24]. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/descontinuado/pnee.pdf

Vendramin C. Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. In: Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos; 2019; Campinas, Brasil. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); 2019 [citado 2025 abr 10]. Disponível em: https://www.iar.unicamp.br/publionline/simpac/www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/simpac/article/download/4389/4389-Texto%20do%20artigo-12010-1-10-20191214.pdf

Brasil. Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Institui o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. Diário Oficial da União. 2005 jul 15; Seção 1:1 [citado 2025 abr 10]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2005/lei-11133-14-julho-2005-537835-publicacaooriginal-30747-pl.html

Magalhães TFA. A luta anticapacitista na universidade: revendo conceitos de deficiência [tese]. Seropédica/Nova Iguaçu: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar; 2022 [citado 2024 dez 23]. Disponível em: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9932

Mello LS, Cabistani LG. Capacitismo e lugar de fala: repensando barreiras atitudinais. Rev DPERS [Internet]. 2019 [citado 2025 abr 14];(23):118–39. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/112

Rossato SM, Rossato G. Educando para a superação do bullying. São Paulo: Loyola; 2013.

Sassaki RK. Capacitismo, incapacitismo e deficientismo na contramão da inclusão. Reacao: Ver Nac Reabilit [Internet]. 2014 jan-fev [citado 2024 dez 23];96(7):10–2. Disponível em: https://revistareacao.com.br/wp-content/uploads/2018/05/ED96.pdf

Minayo MCS. O significado social e para a saúde da violência contra crianças e adolescentes. In: Westphal MF, organizador. Violência e criança. São Paulo: Edusp; 2002. p. 11–30.

Nubank. 29 expressões e perguntas capacitistas para excluir de vez do vocabulário. Blog do Nubank [Internet]. 2021 dez 3 [atualizado 2025 jan 13; citado 2025 abr 10]. Disponível em: https://blog.nubank.com.br/perguntas-capacitistas-para-excluir-do-vocabulario/

Ferreira SDM, Gesser M, Böck GLK. Narrativas de estudantes da educação básica sobre o capacitismo e o anticapacitismo presentes nas práticas pedagógicas na escola. Rev Bras Estud Pedagog [Internet]. 2024;105:e5821. Available from: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.105.5821

Böck GLK, Gesser M, Nuernberg AH. O desenho universal para aprendizagem como um princípio do cuidado. Rev Educ Artes Inclusão. 2020;16(2):361–80.

Taylor A. The discourse of pathology: reproducing the able mind through bodies of color. Hypatia. 2015;30(1):181–98.

Baglieri S, Valle J, Connor D, Gallagher DJ. [Re]claiming “inclusive education” toward cohesion in educational reform: disability studies unravels the myth of the normal child. Teach Coll Rec. 2011;113(10):2122–54.

Wolbring G. The politics of ableism. Development. 2008;51(2):252–8.

Lage SRM, Alvares Lunardelli RS, Kawakami TT. O capacitismo e suas formas de opressão nas ações do dia a dia. Encontros Bibli [Internet]. 2023 Aug 15 [cited 2025 Apr 30];28:1–20. Available from: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/93040

Santos LX. Deficiência para um dicionário marxista: a política capacitista de uma palavra. Pensata. 2021;9(2). Available from: https://doi.org/10.34024/pensata.2020.v9.11100

Mello AG. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Cien Saude Colet. 2016;21(10):3265–76.

Mello AG, Aydos V, Schuch P. Aleijar as antropologias a partir das mediações da deficiência. Horiz Antropol. 2022;28(64):7–29. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-71832022000300001

Piccolo GM. Capacitismo: uma categoria útil para a análise histórica das marginalizações sociais [Internet]. SciELO Preprints. 2023 [cited 2025 Apr 29]. Available from: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7613

Soares BS, Ribeiro IP. A influência do capacitismo no Decreto nº 10.502/2020 e no texto da PNEE 2020. Educ Pesqui [Internet]. 2023;49:e257304. Available from: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257304por

Mello AG. Corpos (in)capazes. Jacobin Brasil [Internet]. 2021 Feb [cited 2025 Apr 29];(2). Available from: https://jacobin.com.br/2021/02/corpos-incapazes/

Downloads

Publicado

06.05.2025

Como Citar

1.
Rodrigues FS, Borges LMD, Souza PG de, Fioresi M, Freitas P de SS, Furieri LB. Escola, um lugar de fala sobre o capacitismo. RBPS [Internet]. 6º de maio de 2025 [citado 4º de junho de 2025];27(supl_2):79-86. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/48413

Edição

Seção

Artigos de Revisão