As múltiplas imagens da COVID-19 na rede social Instagram
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v23i2.34908Palavras-chave:
Infecções por Coronavírus, Pandemia, Redes Sociais, Pesquisa Qualitativa, HermenêuticaResumo
Introdução: A enfermidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), tem afetado a população mundial sob vários aspectos. A partir das primeiras informações produzidas e disseminadas, foi construída uma imagem plural sobre esse agravo. As redes sociais, formais e informais, contribuíram para essa construção. Objetivos: Analisar as imagens da COVID-19 veiculadas na rede social Instagram, assim como os símbolos associados ao início da pandemia. Métodos: Trata-se de estudo descritivo em que foram pesquisadas imagens referentes à COVID-19 a partir do Instagram. O mecanismo de busca se deu por meio das hashtags, e ela foi realizada logo no início da pandemia. Foram selecionadas as imagens classificadas como “relevantes” pela rede social e, então, aplicados os critérios de inclusão. As imagens foram analisadas de acordo com seus significados e símbolos e fundamentadas na proposta hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Resultados: Quatro unidades de significado foram percebidas, a saber: Medidas de enfrentamento farmacológicas; Medidas de enfrentamento não farmacológicas; Novos modos de vida; e, Emoções e sentimentos aflorados pela pandemia. As medidas não farmacológicas como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para prevenção e controle, além das estratégias de distanciamento e isolamento social foram mais representativas. Conclusão: A imagem da COVID-19 na rede social Instagram esteve relacionada com as medidas de enfrentamento não farmacológicas que modificaram os hábitos de toda a população e repercutiram em mudanças nas suas práticas. Contudo, temos dúvidas quanto a sua aplicação, tendo em vista o tempo de disseminação da doença que se estende até a presente data.
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