Promoção do bem-estar, prevenção de violências e cuidado integral em escolas públicas

um estudo de revisão

Autores

  • Daylane Lopes de Calais Silva Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo
  • Jaqueline Bragio Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v27isupl_1.48248

Palavras-chave:

Psicologia, Educação, Escola, Saúde mental

Resumo

Introdução: A escola desempenha um papel essencial na formação e integração social dos alunos, sendo crucial para seu desenvolvimento. Por isso, é fundamental que ela ofereça um ambiente seguro e saudável. Nas escolas públicas de educação básica no Brasil, o psicólogo escolar tem se tornado cada vez mais relevante, especialmente diante dos desafios relacionados à violência escolar e ao bem-estar emocional dos alunos. Objetivo: Analisar o papel do psicólogo escolar na prevenção das violências e na promoção do bem-estar em escolas públicas de educação básica no Brasil. Métodos: A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão qualitativa da literatura, com busca nos sites Google Acadêmico e SciELO, utilizando os descritores: “Psicologia”, “Educação” e “Intervenção da Psicologia Escolar e Educacional”. Foram examinadas 20 fontes bibliográficas, entre artigos acadêmicos, livros e relatórios técnicos, abrangendo o período de 2002 a 2024. Dentre elas, 14 artigos forneceram a base conceitual, abordando práticas e desafios da psicologia escolar no contexto educacional. Resultados: Os resultados indicam que a atuação do psicólogo escolar deve estar fundamentada em abordagens intersetoriais e na articulação com a comunidade educativa, promovendo relações mais saudáveis e ambientes escolares seguros e inclusivos. O estudo também evidencia os desafios impostos pelo aumento da violência escolar e pelos impactos da pandemia de COVID-19, ressaltando a necessidade de estratégias integradas. Conclusão: Conclui-se que o psicólogo escolar desempenha papel fundamental na construção de um ambiente que priorize o bem-estar socioemocional e a prevenção de violências, contribuindo para uma educação verdadeiramente inclusiva.

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Publicado

14.04.2025

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

1.
Promoção do bem-estar, prevenção de violências e cuidado integral em escolas públicas: um estudo de revisão. RBPS [Internet]. 14º de abril de 2025 [citado 28º de julho de 2025];27(supl_1):107-15. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/48248

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