Os desafios das atividades educativas desenvolvidas no cenário hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v25i2.35102Palavras-chave:
Educação, Política Nacional de Educação Permanente, HospitalResumo
Introdução: O sistema de saúde do Brasil é considerado uma vitória do Movimento da Reforma Sanitária e, desde sua regulamentação, são feitas ações no sentido do aprimoramento dos profissionais para o novo sistema. Coerente com os princípios e diretrizes, a chamada Educação Permanente visa consolidar a ideia de redes de atenção, articulando os serviços em todos os níveis. Assim, em 2004 foi lançada a Política Nacional de Educação Permanente (PNEP), com grande capilaridade, especialmente nos serviços de atenção básica. A fim de verificar tal imperativo, realizou-se pesquisa qualitativa que objetivou analisar a Educação em Serviço desenvolvida em três hospitais de uma região metropolitana. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa com intuito de conhecer a experiência social do sujeito, ou seja, as vivências dos profissionais de saúde responsáveis pela execução das atividades de educação em ambiente hospitalar. Os dados foram coletados a partir de entrevistas coletivas, e por meio da análise de seu conteúdo extraíram-se os resultados desta pesquisa. Resultados: Obteve-se como resultado a descrição das atividades realizadas, a identificação das metodologias de ensino utilizadas e verificaram-se as dificuldades encontradas na implantação e na execução dos programas de educação desses estabelecimentos. Conclusão: Conclui-se que as atividades educativas são imprescindíveis para o aprimoramento das atividades nas instituições hospitalares e ressalta-se que elas ocorrem baseadas na Educação Continuada, que busca oferecer treinamentos para um melhor desempenho das atividades, diante das inovações tecnológicas, diferentemente do que propõe a Educação permanente, que objetiva a produção de protagonismo por parte dos trabalhadores.
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