Os desafios das atividades educativas desenvolvidas no cenário hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v25i2.35102

Palavras-chave:

Educação, Política Nacional de Educação Permanente, Hospital

Resumo

Introdução: O sistema de saúde do Brasil é considerado uma vitória do Movimento da Reforma Sanitária e, desde sua regulamentação, são feitas ações no sentido do aprimoramento dos profissionais para o novo sistema. Coerente com os princípios e diretrizes, a chamada Educação Permanente visa consolidar a ideia de redes de atenção, articulando os serviços em todos os níveis. Assim, em 2004 foi lançada a Política Nacional de Educação Permanente (PNEP), com grande capilaridade, especialmente nos serviços de atenção básica. A fim de verificar tal imperativo, realizou-se pesquisa qualitativa que objetivou analisar a Educação em Serviço desenvolvida em três hospitais de uma região metropolitana. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa com intuito de conhecer a experiência social do sujeito, ou seja, as vivências dos profissionais de saúde responsá­veis pela execução das atividades de educação em ambiente hospitalar. Os dados foram coletados a partir de entrevistas coletivas, e por meio da análise de seu conteúdo extraíram-se os resultados desta pesquisa. Resul­tados: Obteve-se como resultado a descrição das atividades realizadas, a identificação das metodologias de ensino utilizadas e verificaram-se as dificuldades encontradas na implantação e na execução dos programas de educação desses estabelecimentos. Conclusão: Conclui-se que as atividades educativas são imprescindíveis para o aprimoramento das atividades nas instituições hospitalares e ressalta-se que elas ocorrem baseadas na Educação Continuada, que busca oferecer treinamentos para um melhor desempenho das atividades, diante das inovações tecnológicas, diferentemente do que propõe a Educação permanente, que objetiva a produção de protagonismo por parte dos trabalhadores.

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Biografia do Autor

Maristela Dalbello-Araujo

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), com mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Foi professora da Universidade Federal do Espírito Santo, entre os anos 1993 e 2015, atuando no Curso de Graduação em Psicologia e nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (2007-2010) e Saúde Coletiva (2006 -2019), na condição de professor voluntário. Tem experiência na área de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, saúde e trabalho, gestão dos serviços de saúde e promoção da saúde e participação social. Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Medicinal Social da UERJ durante o ano de 2012, com a tutoria do Dr. Ruben Mattos. Orientou mais de 60 dissertações de mestrado e doutorado e participou de centenas de bancas de avaliação. Atualmente é professor do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - regime parcial

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Arquivos adicionais

Publicado

06-11-2023

Como Citar

Sarti Sessa, K., & Dalbello-Araujo, M. (2023). Os desafios das atividades educativas desenvolvidas no cenário hospitalar. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde Brazilian Journal of Health Research, 25(2), 80–91. https://doi.org/10.47456/rbps.v25i2.35102

Edição

Seção

Artigos Originais