O 'Asclepeion' de Pérgamo no século II E.C. como lugar de interpenetrações temporais, espaciais e identitárias

Autores

  • Lolita Guimarães Guerra

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i5.11211

Palavras-chave:

Alto Império, Asclepeion de Pérgamo, Culto de Asclépio, Viagens

Resumo

O santuário de Asclépio em Pérgamo, na Ásia Menor, foi, no século II E.C., destino de viajantes das mais diversas regiões do Império Romano e que, ali, desfrutavam de práticas que iam além das necessidades e objetivos devocionais e medicinais. A partir de uma ampla reforma ocorrida após uma visita de Adriano à cidade, as estruturas arquitetônicas, os modelos estéticos e as representações figurativas no interior do Asclepeion inspiram uma profunda identificação entre as tradições pergamenas e Roma. Mais ainda, a variedade de experiências vividas no santuário promovia oportunidades à reconstrução das identidades e relações dos próprios visitantes. Neste artigo, discutimos como os usos do Asclepeion no século II E.C. o distinguiam como um lugar que excedia identidades, espacialidades e temporalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Documentação textual

AELIUS ARISTIDES. The complete works of P. Aelius Aristides. Orations XVII-XLIII with an appendix containing the fragments and inscriptions. Translated by C. Behr. Leiden: Brill, 1981. v. II.

AELIUS ARISTIDES. Discours sacrés: rêve, religion, médecine au IIe Siècle après J.C. Préface par J. Le Goff. Notes Par H.-D. Saffrey. Traduit par A.-J. Festugière. Paris: Macula, 1986.

ASCLEPIUS. Collection and interpretation of the testimonies. Translated by E. Edelstein and L. Edelstein. Baltimore: Johns Hopkins, 1998 [1945].

HOMERO. Ilíada. Traduzido por H. de Campos. São Paulo: Arx, 2003.

LUCIANO. Lucian in Seven Volumes. Translated by A. M. Harmon. Cambridge: Harvard, 1919. v. 2.

PAUSANIAS. Description of Greece. Translated by W. Jones. Cambridge: Harvard, 1918.

PINDAR. Odes. Translated by D. Svarlien. Medford: Tufts University / Perseus Digital Library, 1990.

Obras de apoio

ACUTO, F. The materiality of Inka domination. Landscape, spectacle, memory, and ancestors. In: FUNARI, P. ; ZARANKIN, A.; STOVEL, E. (Eds.). Global Archaeological Theory. New York: Kluwer, 2005, p. 211-235.

CARDOSO, C. Um historiador fala de teoria e metodologia. São Paulo: EDUSC, 2005.

COMPTON, M. The union of religion and health in Ancient ‘Asklepieia’. Journal of Religion and Health, v. 37, n. 4, p. 301-312, 1998.

DE LUCA, G. Altertümer von Pergamon 11.1. Das Asklepieion. Teil 1: Die südliche Temenosbezirk in hellenistischer und frührömischer Zeit. Ziegenaus. Berlim: De Gruyter, 1969.

______. Altertümer von Pergamon 11.4. Das Asklepieion. 4 Teil: Via Tecta und Hallenstrasse, die Funde. Berlim: De Gruyter, 1984.

DODDS, E. R. Os gregos e o irracional. São Paulo: Escuta, 2002.

ELSNER, J.; RUTHERFORD, I. (Eds.). Introduction. In: Pilgrimage in Graeco-Roman and Early Christian Antiquity. Oxford: Oxford, 2005, p. 1-38.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FREUD, S. The interpretation of dreams. London: George Allen, 1923.

FUNARI, P. ; ZARANKIN, A.; STOVEL, E. Introduction. In: ______. Global Archaeological Theory. Contextual Voices and Contemporary Thoughts. New York: Kluwer, 2005, p. 1-9.

HABICHT, C. Altertümer von Pergamon 8.3. Die Inschriften des Asklepieions. Berlim: De Gruyter, 1969.

HARTIGAN, K. Performance and cure: drama and healing in Ancient Greece and contemporary America. London: Duckworth, 2009.

HEIDEGGER, M. Nietzsche II. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

______. Ser e Tempo. Campinas: Ed. UNICAMP, 2012.

______; GRENE, M. (Trad.). The Age of the World View. Boundary 2, v. 4, n. 2 (Martin Heidegger and Literature), p. 340-355, 1976.

HINERMAN, N. Re-Visiting the role of the empathic bond in achieving therapeutic momentum when treating suffering. In: Making Sense of: Suffering. 4th Global Conference. Atenas: 10 nov. 2013. (Conferência inédita).

HOFFMANN, A. The Roman remodeling of the ‘Asklepieion’. In: KOESTER, H. (Ed.). Pergamon, citadel of the Gods: archaeological record, literary description and religious development. Harrisburg: Trinity, 1998, p. 41-61.

HOLMES, B. The symptom and the subject: the emergence of the physical body in Ancient Greece. New Jersey: Princeton, 2010.

JONES, C. Aelius Aristides and the ‘Asklepieion’. In: Koester H. (Ed.). Pergamon, citadel of the Gods: archaeological record, literary description, and religious development. Harrisburg: Trinity, 1998, p. 63-76.

KUTTNER, A. Republican Rome looks at Pergamon. Harvard Studies in Classical Philology, v. 97, p. 157-178, 1995.

LIDONNICI, L. The Epidaurian miracle inscriptions. Atlanta: Scholars Press, 1995.

MOORE, H. Paul Ricoeur: action, meaning and text. In: TILLEY, C. (Ed.). Reading Material Culture: structuralism, hermeneutics and post structuralism. Oxford: Blackwell, 1990, p. 85-120.

MORRIS, I. Archaeology as cultural history. Malden: Blackwell, 2000.

PETSALIS-DIOMIDIS, A. The body in space: visual dynamics in Graeco-Roman healing pilgrimage. In: ELSNER, J.; RUTHERFORD, I. (Eds.). Pilgrimage in Graeco-Roman and Early Christian Antiquity. Oxford: Oxford, 2005, p. 183-218.

______. Truly beyond wonders: Aelius Aristides and the cult of ‘Asklepios’. Oxford: Oxford University Press, 2010.

SCULLION, S. ‘Pilgrimage’ and Greek Religion: sacred and secular in the pagan polis. In: ELSNER, J.; RUTHERFORD, I. (Eds.). Pilgrimage in Graeco-Roman and Early Christian Antiquity. Oxford: Oxford, 2005, p. 111-130.

SEAR, F. Roman theatres: an architectural study. Oxford: Oxford, 2006.

SEWELL, W. The concept(s) of culture. In: HUNT, L.; BONNELL, V. (Eds.). Beyond the Cultural Turn. Berkeley: University of California Press, 1999, p. 35-61.

SHANKS, M. Classical Archaeology of Greece: experiences of the discipline. New York: Routledge, 1997.

SILLMAN, S. Indigenous traces in colonial spaces. Journal of Social Archaeology, v. 10, n. 1, p. 28-58, 2010.

THOMAS, J. Time, culture and identity. New York: Routledge, 1996.

WALTON, A. Asklepios: the cult of the Greek god of Medicine. Whitefish: Kessinger, 1893.

WINEFELD, H. Altertümer von Pergamon 3.2, text: Die Friese des groszen Altars. Berlim: Reimer, 1910.

ZIEGENAUS, O. Altertümer von Pergamon 11.2. Das Asklepieion. Teil 2: Der nördliche Temenosbezirk und angrenzende Anlqgen in hellenistischer und frührömischer Zeit. Berlim: De Gruyter, 1975.

______. Altertümer von Pergamon 11.3. Das Asklepieion. Teil 3: Die Kultbauten aus römischer Zeit an der Ostseite des heiligen Bezirks. Berlim: De Gruyter, 1981.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

GUERRA, Lolita Guimarães. O ’Asclepeion’ de Pérgamo no século II E.C. como lugar de interpenetrações temporais, espaciais e identitárias. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 5, p. 112–130, 2015. DOI: 10.17648/rom.v0i5.11211. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/11211. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formas de devoção e espaços de culto no Império Romano