Graciano, um imperador niceno e santo: uma identidade construída nos documentos de Ambrósio, bispo de Milão

Autores

  • Janira Feliciano Pohlmann Universidade Estadual Paulista (UNESP-Franca)

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i15.23765

Palavras-chave:

Imperador Graciano, Ambrósio de Milão, Identidades, Concílio de Niceia, Ortodoxia

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar alguns elementos edificados por Ambrósio, bispo de Milão, para formatar uma identidade cristã baseada no Concílio de Niceia de 325, e, ao mesmo tempo, identificar Graciano como um “santo imperador” defensor da fé professada pelo sacerdote milanês. Para alcançar este objetivo e comprovar minhas hipóteses, examino duas obras tratadísticas de Ambrósio: De fide e De Spiritu Sancto. Observo que ambas as obras foram escritas entre 378/380?-383, por solicitação do Augusto Graciano. Era, portanto, um momento em que o credo de Niceia afirmava sua noção de ortodoxia e a natureza divina do imperador romano ganhava aspectos cristãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Documentação textual

AMBRÓSIO. El Espíritu Santo. Introducción, traducción y notas de S. J. Carmelo Granado. Madrid: Ciudad Nueva, 1998.

AMBRÓSIO. De Spiritu Sancto: Texto latino disponível em: <http://www.documentacatholicaomnia.eu/04z/z_0339-0397__Ambrosius__De_Spiritu_Sancto_Libri_Tres__MLT.pdf.html>. Acesso em: 26 set. 2018.

AMBRÓSIO. De fide: sobre la fe. Introducción, traducción y notas de Secundino García. Madrid: Ciudad Nueva, 2009.

AMBRÓSIO. De fide. Texto latino disponível em: <http://www.documentacatholicaomnia.eu/02m/0339-0397,_Ambrosius,_De_Fide_Ad_Gratianum_Augustum_Libri_Quinque,_MLT.pdf>. Acesso em: 26 set. 2018.

AMMIANUS MARCELLINUS. Historia. Edición de Maria Luisa Harto Trujillo. Madrid: Akal, 2002.

AMMIANUS MARCELLINUS. Res gestae. English translation by John C. Rolfe. London: William Heinemmann, 1935.

IMPERATORIS THEODOSII CODEX. Disponível em: <http://ancientrome.ru/ius/library/codex/theod/tituli.htm>. Acesso em: 15 dez. 2018.

PLATÃO. A República: livros I, VII. Tradução de Pietro Nassatti. São Paulo: Martin Claret, 2009.

PLATÃO. Diálogos II: Gorgias, Menéxeno, Eutidemo, Menón, Crátilo. Traducciones, Introducciones y notas por J. Calonge Ruiz, Acosta Méndez y F. J. Olivieri. Madrid: Gredos, 1992.

Obras de apoio

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BONAMENTE, G. Dall’imperatore divinizzato all’imperadote santo. In: BROWN, P.; TESTA, R. L. (Ed.). Pagans and Christians in the Roman Empire: the breaking of a dialogue (IV – V Century A.D.). Zürich: Lit Verlag, 2011. p. 339-370.

BONAMENTE, G. Teodosio el grande e la fine dell´apoteosi imperiale. In: ESCRIBANO PAÑO, M. V.; TESTA, R. L. (Ed.). Política, religión y legislación en el Imperio Romano (ss. IV y V d.C.). Bari: Edipuglia, 2014, p. 17-36.

BROWN, P. Aspects of the Christianisation of the Roman world. Cambridge: Cambridge University, 1993.

CAMERON, A. Christianity and the rhetoric of Empire: the development of Christian discourse. Oxford: Universtiy of California Press, 1991.

ESCRIBANO PAÑO, M. V. Emperadores y leyes en época teodosiana (Codex Theodosianus 16, 5, De Haereticis). In: ESCRIBANO PAÑO, M. V.; TESTA, R. L (Ed.). Política, religión y legislación en el Imperio Romano (ss. IV y V d.C.). Bari: Edipuglia, 2014, p. 61-82.

ESCRIBANO PAÑO, M. V. The social exclusion of herectics in Codex Theodosianus XVI. In: Droit, religion et sociéte dans le Code Théodosien. Troisièmes Journées d’Etude sur le Code Théodosien, Université de Nuechâtel, 15-17 février 2007. Genéve: Librairie Droz, 2009, p. 39-66.

GAUDEMET, J. L’Église dans L’Empire Roman (IV – V siècles). Paris: Sirey, 1958.

HALSALL, G. Las migraciones bárbaras y el Occidente romano, 376-568. València: Universitat de València, 2012.

HUMFRESS, C. Ortodoxy and the courts in Late Antiquity. New York: Oxford University Press, 2007.

MCLYNN, N. B. Ambrose of Milan: Church and court in a Christian capital. Berkeley: University of California Press, 1994.

MCLYNN, N. B. Christian politics and religious culture in Late Antiquity. Farnham: Ashgate, 2009.

PERKINS, J. Roman imperial identities in the Early Christian Era. London: Routledge, 2009.

TESTA, R. L. La politica religiosa di Teodosio I. Atti della Accademia Nazionale dei Lincei. Classe di Scienze Morali, Storiche e Filologiche, s. IX, v. VII, f. 2, p. 323-361, 1996.

TESTA, R. L. Legislazione imperiale e reazione pagana: i limiti del conflitto. In: BROWN, P.; TESTA, R. L. (Ed.). Pagans and Christians in the Roman Empire: the breaking of a dialogue (IV – V Century A.D.). Zürich: Lit Verlag, 2011. p. 467-491.

VERNANT, J-P. A morte nos olhos: figuração do outro na Grécia Antiga – Ártemis, Gorgó. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

WALLERSTEIN, I. M. O universalismo europeu: a retórica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007.

Downloads

Publicado

29-07-2020

Como Citar

POHLMANN, Janira Feliciano. Graciano, um imperador niceno e santo: uma identidade construída nos documentos de Ambrósio, bispo de Milão. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 15, p. 155–170, 2020. DOI: 10.17648/rom.v0i15.23765. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/23765. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tema livre