Os godos na 'História contra os pagãos', de Orósio

entre retórica e horizonte de expectativa

Auteurs

  • Moisés Antiqueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Márcio Augusto Galante Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI :

https://doi.org/10.29327/2345891.21.21-8

Mots-clés :

Orósio, Godos, Escrita da história, Horizonte de expectativa

Résumé

Na parte final das Histórias contra os pagãos, Orósio salientou as ações e eventos relativos à presença dos godos na parte ocidental do Império Romano no começo do século V. O foco de nossa análise se volta para certas passagens compreendidas entre os capítulos 37 e 43, em relação às quais enfatizamos dois aspectos: por um lado, a maneira como Orósio buscou assentar a sua condição de scriptor historicus e, por outro, a construção de uma dialética temporal por meio da qual os godos se situavam como agentes da Providência divina, de modo a assegurarem a manutenção do Império Romano no porvir.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Documentação textual

PAULO OROSIO. Historias: Libros V-VII. Traducción y notas de Eustaquio Sánchez Salor. Madrid: Gredos, 1982.

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

Obras de apoio

ANTIQUEIRA, M. O Império Romano entre a Romanitas e a Barbaritas: as Histórias abreviadas de Aurélio Vítor. In: CARVALHO, M. M. de; SILVA, G. J. da; SILVA, M. A. O. (org.). A ideia de História na Antiguidade Tardia. Curitiba: CRV, 2021, p. 59-90.

BARROS, J. A. Verdade e história: arqueologia de uma relação. Cadernos IHU Ideias, v. 12, n. 212, p. 3-41, 2014.

BRANDT, H. Historia magistra vitae? Orosius und die spätantike Historiographie. In: GOLTZ, A.; LEPPIN, H.; SCHLANGE-SCHÖNINGEN, H. (Hrsg.). Jenseits der Grenzen. Beiträge zur spätantiken und frühmittelalterlichen Geschichtsschreibung. Berlin; New York: Walter de Gruyter, 2009, p. 121-133.

CANELLA, T. Tolleranza o intolleranza religiosa? Principi di buon governo e convivenza civile nel dibattito culturale cristiano tardoantico. Annali di storia dell’esegesi, v. 28, p. 205-239, 2011.

FRYE, D. A mutual friend of Athaulf and Jerome. Historia. Zeitschrift für Alte Geschichte, v. 40, n. 4, p. 507-508, 1991.

GALANTE, M. A. Os dois saques de Roma: romanos e bárbaros nas Historiae adversus paganos de Orósio. 2019. Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) – Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2019.

GALLEGO FRANCO, H. Mujer e historiografía cristiana en la Hispania tardoantigua: las “Historias contra los paganos” de Orosio. HABIS, v. 36, p. 459-479, 2005.

GOETZ, H.-W. Orosius und die Barbaren: zu den umstrittenen Vorstellungen eines spätantiken Geschichtstheologen. Historia: Zeitschrift für Alte Geschichte, v. 29, n. 3, p. 356-376, 1980.

HUBEÑAK, F. Roma: el mito político. Buenos Aires: Ciudad Argentina, 1997.

JAY, M. Historical explanation and the event: reflections on the limits of contextualization. New Literary History, n. 42, p. 557-571, 2011.

KAHLOS, M. Seizing History: Christianizing the past in Late Antique historiography. In: ISOAHO, M. (ed.). Past and present in medieval chronicles. Helsinki: Helsinki Collegium for Advanced Studies, 2015, p. 11-33.

KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

KULIKOWSKI, M. Guerras góticas de Roma. São Paulo: Madras, 2009.

LE GOFF, J. Decadência. In: LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1994, p. 375-422.

LEONARD, V. Imperial authority and the Providence of monotheism in Orosius’s Historiae adversus paganos. 2014. Thesis (Ph. D. in Philosophy) – School of History, Archaeology, and Religion, Cardiff University, Cardiff, 2014.

MARCHETTA, A. Aspetti della concezione orosiana della storia. In: URSO, G. (a cura di). Hispania terris omnibus felicior: premesse ed esiti di un processo di integrazione. Pisa: Edizioni ETS, 2003, p. 323-343.

MARINCOLA, J. Authority and tradition in ancient historiography. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

PAWLAK, M. Theodosius, a son of Athaulf and Galla Placidia. Eos, n. 92, p. 224-243, 2005.

PIRES, F. M. A retórica do método (Tucídides I.22 e II.35). Revista de História (USP), n. 138, p. 9-16, 1998.

RIESS, F. Narbonne and its territory in Late Antiquity: from the Visigoths to the Arabs. London: Routledge, 2016.

SÁNCHEZ SALOR, E. Historiografía latino-cristiana. Principios. Excerpta Philologica, v. 1, n. 2, p. 779-795, 1991.

SEHLMEYER, M. Geschichtsbilder für Pagane und Christen. Res Romanae in den spätantiken Breviarien. Berlin; New York: de Gruyter, 2009.

VAN NUFFELEN, P. Orosius and the rhetoric of history. Oxford: Oxford University Press, 2012.

VAN NUFFELEN, P. Not much happened: 410 and all that. Journal of Roman Studies, n. 105, p. 322-329, 2015.

WISEMAN, T. P. Lying historians: seven types of mendacity. In: GILL, C.; WISEMAN, T. P. (ed.). Lies and fiction in the ancient world. Exeter: University of Exeter Press, 1993, p. 122-146.

ZECCHINI, G. Fine dell’impero romano ed escatologia. Erga-Logoi, v. 2, n. 1, p. 7-19, 2014.

Téléchargements

Publiée

19-09-2023

Comment citer

ANTIQUEIRA, Moisés; GALANTE, Márcio Augusto. Os godos na ’História contra os pagãos’, de Orósio: entre retórica e horizonte de expectativa. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 21, p. 154–171, 2023. DOI: 10.29327/2345891.21.21-8. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/40522. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Historiografia greco-latina

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice