Os godos na 'História contra os pagãos', de Orósio
entre retórica e horizonte de expectativa
DOI:
https://doi.org/10.29327/2345891.21.21-8Palavras-chave:
Orósio, Godos, Escrita da história, Horizonte de expectativaResumo
Na parte final das Histórias contra os pagãos, Orósio salientou as ações e eventos relativos à presença dos godos na parte ocidental do Império Romano no começo do século V. O foco de nossa análise se volta para certas passagens compreendidas entre os capítulos 37 e 43, em relação às quais enfatizamos dois aspectos: por um lado, a maneira como Orósio buscou assentar a sua condição de scriptor historicus e, por outro, a construção de uma dialética temporal por meio da qual os godos se situavam como agentes da Providência divina, de modo a assegurarem a manutenção do Império Romano no porvir.
Downloads
Referências
Documentação textual
PAULO OROSIO. Historias: Libros V-VII. Traducción y notas de Eustaquio Sánchez Salor. Madrid: Gredos, 1982.
TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
Obras de apoio
ANTIQUEIRA, M. O Império Romano entre a Romanitas e a Barbaritas: as Histórias abreviadas de Aurélio Vítor. In: CARVALHO, M. M. de; SILVA, G. J. da; SILVA, M. A. O. (org.). A ideia de História na Antiguidade Tardia. Curitiba: CRV, 2021, p. 59-90.
BARROS, J. A. Verdade e história: arqueologia de uma relação. Cadernos IHU Ideias, v. 12, n. 212, p. 3-41, 2014.
BRANDT, H. Historia magistra vitae? Orosius und die spätantike Historiographie. In: GOLTZ, A.; LEPPIN, H.; SCHLANGE-SCHÖNINGEN, H. (Hrsg.). Jenseits der Grenzen. Beiträge zur spätantiken und frühmittelalterlichen Geschichtsschreibung. Berlin; New York: Walter de Gruyter, 2009, p. 121-133.
CANELLA, T. Tolleranza o intolleranza religiosa? Principi di buon governo e convivenza civile nel dibattito culturale cristiano tardoantico. Annali di storia dell’esegesi, v. 28, p. 205-239, 2011.
FRYE, D. A mutual friend of Athaulf and Jerome. Historia. Zeitschrift für Alte Geschichte, v. 40, n. 4, p. 507-508, 1991.
GALANTE, M. A. Os dois saques de Roma: romanos e bárbaros nas Historiae adversus paganos de Orósio. 2019. Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) – Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2019.
GALLEGO FRANCO, H. Mujer e historiografía cristiana en la Hispania tardoantigua: las “Historias contra los paganos” de Orosio. HABIS, v. 36, p. 459-479, 2005.
GOETZ, H.-W. Orosius und die Barbaren: zu den umstrittenen Vorstellungen eines spätantiken Geschichtstheologen. Historia: Zeitschrift für Alte Geschichte, v. 29, n. 3, p. 356-376, 1980.
HUBEÑAK, F. Roma: el mito político. Buenos Aires: Ciudad Argentina, 1997.
JAY, M. Historical explanation and the event: reflections on the limits of contextualization. New Literary History, n. 42, p. 557-571, 2011.
KAHLOS, M. Seizing History: Christianizing the past in Late Antique historiography. In: ISOAHO, M. (ed.). Past and present in medieval chronicles. Helsinki: Helsinki Collegium for Advanced Studies, 2015, p. 11-33.
KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
KULIKOWSKI, M. Guerras góticas de Roma. São Paulo: Madras, 2009.
LE GOFF, J. Decadência. In: LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1994, p. 375-422.
LEONARD, V. Imperial authority and the Providence of monotheism in Orosius’s Historiae adversus paganos. 2014. Thesis (Ph. D. in Philosophy) – School of History, Archaeology, and Religion, Cardiff University, Cardiff, 2014.
MARCHETTA, A. Aspetti della concezione orosiana della storia. In: URSO, G. (a cura di). Hispania terris omnibus felicior: premesse ed esiti di un processo di integrazione. Pisa: Edizioni ETS, 2003, p. 323-343.
MARINCOLA, J. Authority and tradition in ancient historiography. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
PAWLAK, M. Theodosius, a son of Athaulf and Galla Placidia. Eos, n. 92, p. 224-243, 2005.
PIRES, F. M. A retórica do método (Tucídides I.22 e II.35). Revista de História (USP), n. 138, p. 9-16, 1998.
RIESS, F. Narbonne and its territory in Late Antiquity: from the Visigoths to the Arabs. London: Routledge, 2016.
SÁNCHEZ SALOR, E. Historiografía latino-cristiana. Principios. Excerpta Philologica, v. 1, n. 2, p. 779-795, 1991.
SEHLMEYER, M. Geschichtsbilder für Pagane und Christen. Res Romanae in den spätantiken Breviarien. Berlin; New York: de Gruyter, 2009.
VAN NUFFELEN, P. Orosius and the rhetoric of history. Oxford: Oxford University Press, 2012.
VAN NUFFELEN, P. Not much happened: 410 and all that. Journal of Roman Studies, n. 105, p. 322-329, 2015.
WISEMAN, T. P. Lying historians: seven types of mendacity. In: GILL, C.; WISEMAN, T. P. (ed.). Lies and fiction in the ancient world. Exeter: University of Exeter Press, 1993, p. 122-146.
ZECCHINI, G. Fine dell’impero romano ed escatologia. Erga-Logoi, v. 2, n. 1, p. 7-19, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Moisés Antiqueira, Márcio Augusto Galante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
a. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a primeira publicação pela revista, com os devidos créditos.
d. Os textos da revista estão licenciados com uma Licença CC BY 4.0 Deed Atribuição 4.0 Internacional (CC BY).