As faces da morte no Mediterrâneo romano: uma análise da narrativa 'Metamorphoseon' de Apuleio (século II d.C.)

Autores

  • Luciane Munhoz de Omena
  • Erick Messias Costa Otto Gomes

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i3.8642

Palavras-chave:

Império Romano, Morte, Poder, Memória, Apuleio

Resumo

Nesse artigo discutiremos as representações da morte no Mediterrâneo romano a partir da Metamorphoseon de Lúcio Apuleio. Para tanto, traçaremos algumas reflexões críticas acerca dos rituais mortuários, pois, tal como entendemos, os funerais transformavam-se em espetáculos de poder em todo o Império Romano. Torna-se, então, relevante compreender a procissão funerária e seu desenrolar no espaço urbano, um vez que, juntamente com seus integrantes, os símbolos e as insígnias incorporavam um cerimonial teatralizado na sociedade, que colocava em cena o morto na estrutura de poder e em sua posição nas gerações da família.

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Publicado

30-06-2014

Como Citar

OMENA, Luciane Munhoz de; GOMES, Erick Messias Costa Otto. As faces da morte no Mediterrâneo romano: uma análise da narrativa ’Metamorphoseon’ de Apuleio (século II d.C.). Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 3, p. 65–85, 2014. DOI: 10.17648/rom.v0i3.8642. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/8642. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Espaços urbanos e relações de poder no norte da África romano