Apolo, Hércules e Chrysas no 'De Signis', de Cícero (Verr. 2, 4, 93-96)

Autores/as

  • Claudia Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i13.28061

Palabras clave:

Estátuas divinas, Verrinas, Cícero, Religião romana

Resumen

O De signis, o quarto discurso da segunda actio das Verrinas de Cícero, é uma rica fonte para o estudo das estátuas divinas e os modos de percepção, conhecimento e práticas religiosas na República tardia. O discurso de Cícero é pleno de informações sobre essas estátuas, seus lugares e gestos a elas relacionados, lidando com emoções religiosas. Em uma breve seção do De signis, pode‑se perceber o conflito entre o (mau) propretor e (bons) povos aliados materializado nas estátuas divinas de Apolo, Hércules e Chrysas. Cícero elogia as violentas respostas das populações locais contra um violento e indigno magistrado romano – como ele constrói a figura de Verres. O orador não apenas lança mão de conceitos e ideias sobre as divindades, mas, com base em crenças, temores e esperanças compartilhadas, Cícero os cria para sua audiência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Documentação primária

CICERO. The Verrine Orations. Translated by I. H. G. Greenwood. Cambridge: Harvard University Press, 1935. v. II.

Obras de apoio

ANDO, C. The matter of the Gods: religion and the Roman Empire. Berkeley: University of California Press, 2008.

BELAYCHE, N.; BRULÉ, P. Introduction: nomination et représentation du divin. ARG, n. 12, p. 3-5, 2010.

BELAYCHE, N.; PIRENNE-DELFORGE, V. Fabriquer du divin : constructions et ajustements de la représentation des dieux dans l’Antiquité. Liège: Presses Universitaires de Liège, 2015.

BELTRÃO, C. A mais antiga Ceres: Cicero, De signis (In Verrem 2.4.105-115). Phoînix, n. 23.2, p. 94-111, 2017.

CLARK, A. J. Ciceronian correspondences? Gods as elements of social communication (Att. 1.13, 1.16, 1.18). Oxford: Oxford University Press, 2013.

ESTIENNE, S. et. al. Figures de dieux: construire le divine en images. Paris: PUF, 2014.

ESTIENNE, S. Les dieux dans la ville, recherches sur les statues de dieux dans l’espace et les rites publics de Rome, d’Auguste à Sévère Alexandre. 2000. Thesis – Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne, Paris, 2000.

ESTIENNE, S. Statues de dieux ‘isolées’ et lieux de culte: l’exemple de Rome. Cahiers du Centre Gustave Glotz, n. 8, p. 81-96, 1997.

DUBOURDIEU, A. Le sources littéraires et leurs limites dans la description des lieux de culte: l`exemple du De signis. In: CAZANOVE, O.; SCHEID, J. (Ed.). Sanctuaires et sources: les sources documentaires et leurs limites dans la description des lieux de culte. Naples: Publications du Centre Jean Bérard, 2003, p. 15-23.

FEENEY, D. Literature and religion in Rome: cultures, contexts and beliefs. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

FERRI, G. Tutela urbis: Il significato e la concezione della divinità tutelare cittadina nella religione romana. Stuttgart: Franz Steiner Verlag, 2010.

GILDENHARD, I. Creative eloquence: the construction of reality in Cicero’s speeches. Oxford: Oxford University Press, 2011.

HÖLSCHER, T. The language of images in Roman Art. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

HORVAT, P.; LIMA, A. C. C. Cicero’s Ontophanies of Diana of Segesta (Verr. 2.4.72-82). In: BELTRÃO, C.; SANTANGELO, F. (Ed.). Cicero and Roman Religion. (no prelo).

LAZZERETTI, A. M. Tulli Ciceronis in Verrem, actio secundae Liber quartus (De signis): Commento storico e archeologico. Pisa: Edizioni ETS, 2006.

LAZZERETTI, A. Verres, Cicero and other collectors in Late Republican Rome. In: GAHTAN, M. W.; PEGAZZANO, D. (Ed.). Museum archetypes and collecting in the Ancient World. Roma: Monuments Graeca et Romana, 2014, p. 91-101.

LEEN, A. Cicero and the rhetoric of art. The American Journal of Philology, n. 112, p. 229-245, 1991.

MACRAE, D. Legible religion: books, gods, and rituals in Roman culture. Cambridge: Harvard University Press, 2016.

MILES, M. M. Art as plunder: the ancient origins of debate about cultural property. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

MOATTI, C. La raison de Rome: naissance de esprit critique à la fin de la République. Paris: Éd. du Seuil, 1997.

MOREL, J.-P. Recherches archéologiques et topographiques dans la région d’Assoro. Mélanges de l’École Française de Rome, n. 75, p. 263-301, 1963.

MICHELINI, C. Storie di statue di Sicilia: tra realtà e immagine. In: AMPOLO, C. (Ed.). Immagine e immagini della Sicilia e di altre isole del Mediterraneo antico. Pisa: Edizioni della Normale, 2009, p. 231-236. v. 1.

NAIDEN, F. S. Ancient supplication. Oxford: Oxford University Press, 2006.

ORLIN, E. Temples, religion and politics in the Roman Republic. Leiden: Brill, 1997.

PAOLETTI, M. Verre, gli argent e la cupiditas del collezionista. Pisa: Gibellina, 2003.

POLLINI, J. From Republic to Empire: rhetoric, religion and power in the visual culture of Ancient Rome. Oklahoma: University of Oklahoma Press, 2012.

POWELL, J. G. F. Court procedure and rhetorical strategy in Cicero. In: D. H. BERRY, D. H.; ERSKINE, A. (Ed.). Form and function in Roman oratory. Cambridge: Cambridge University Press, 2010, p. 21‑36.

ROBERT, R. Ambiguité du collectionisme de Verres. In: DOUBOULOZ, J., PITTIA, S. (Ed.). La Sicile de Cicéron: lectures des Verrines. Paris: Presses Universitaires de Franche-Comté, 2007, p. 15-34.

RÜPKE, J. From Jupiter to Christ: on the history of religion in the Roman Imperial World. Oxford: Oxford University Press, 2014.

RÜPKE, J. Religion in Republican Rome: rationalization and ritual change. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2012.

SANTANGELO, F. Divination, prediction and the end of the Roman Republic. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

SANTI, C. L’idea romana di sanctitas. Studi e materiali di storia delle religiosi, n. 68, p. 239-265, 2002.

STEWART, P. The Social History of Roman art. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

STEWART, P. Statues in Roman society: representations and responses. Oxford: Oxford University Press, 2003.

VAN HAEPEREN, F. Les dieux publics outragés par Vèrres. In: BONNET, C.; PIRENNE-DELFORGE, V.; PIRONTI, G. (Ed.). Dieux des grecs - dieux des romains. Bruxelles-Rome: Institut Historique Belge de Rome, 2016, p. 191-202.

VASALY, A. Representations: images of the world in Ciceronian oratory. Berkeley: University of California Press, 1993.

ZETZEL, J. Plato with Pillows: Cicero on uses of Greek Culture. In: BRAUND, D.; GILL, C. (Ed.). Myth, history and culture in republican Rome. Exeter: The University of Exeter Press, 2003, p. 119-138.

Archivos adicionales

Publicado

30-06-2019

Cómo citar

BELTRÃO, Claudia. Apolo, Hércules e Chrysas no ’De Signis’, de Cícero (Verr. 2, 4, 93-96). Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 13, p. 20–32, 2019. DOI: 10.17648/rom.v0i13.28061. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/28061. Acesso em: 21 may. 2024.

Número

Sección

Dossier: La República Romana: cultura y sociedad