Apolo, Hércules e Chrysas no 'De Signis', de Cícero (Verr. 2, 4, 93-96)

Autores/as

  • Claudia Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i13.28061

Palabras clave:

Estátuas divinas, Verrinas, Cícero, Religião romana

Resumen

O De signis, o quarto discurso da segunda actio das Verrinas de Cícero, é uma rica fonte para o estudo das estátuas divinas e os modos de percepção, conhecimento e práticas religiosas na República tardia. O discurso de Cícero é pleno de informações sobre essas estátuas, seus lugares e gestos a elas relacionados, lidando com emoções religiosas. Em uma breve seção do De signis, pode‑se perceber o conflito entre o (mau) propretor e (bons) povos aliados materializado nas estátuas divinas de Apolo, Hércules e Chrysas. Cícero elogia as violentas respostas das populações locais contra um violento e indigno magistrado romano – como ele constrói a figura de Verres. O orador não apenas lança mão de conceitos e ideias sobre as divindades, mas, com base em crenças, temores e esperanças compartilhadas, Cícero os cria para sua audiência.

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Documentação primária

CICERO. The Verrine Orations. Translated by I. H. G. Greenwood. Cambridge: Harvard University Press, 1935. v. II.

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Publicado

30-06-2019

Cómo citar

BELTRÃO, Claudia. Apolo, Hércules e Chrysas no ’De Signis’, de Cícero (Verr. 2, 4, 93-96). Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 13, p. 20–32, 2019. DOI: 10.17648/rom.v0i13.28061. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/28061. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossier: La República Romana: cultura y sociedad