Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.17648/rom.v0i2.7418Mots-clés :
Estudos Clássicos no Brasil, Arqueologia Clássica, Teoria pós-colonialRésumé
Nas últimas duas décadas os Estudos Clássicos no Brasil tem encarado muitas mudanças. Embora haja um aumento nos estudos de grego e latim em diferentes universidades públicas brasileiras, melhorando sensivelmente a qualidade das pesquisas sobre a história greco-romana no país, o estudo da cultura material e Arqueologia ainda estão legadas a um segundo plano. Nesse sentido, a presente reflexão tem por objetivo discutir o ensino de História Antiga no Brasil e propor novas possibilidades de se pensar a História greco-romana a partir da teoria pós‑colonial.
Téléchargements
Références
CARLAN, C. U. O Museu Histórico Nacional e as moedas de Constantino I. História Revista (UFG), v. 12, p. 177-403, 2008.
CARLAN, C. U. Poder, imagem e Arqueologia: a iconografia monetária e o exército romano. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 6, p. 7-14, 2007.
CARLAN, C. U. Numismática/Documento/Arqueologia: a cultura material e o ensino da História. Cadernos de história (UFU), v. 1, p. 5-28, 2006a.
CARLAN, C. U. Numismática: “lendo” a moeda como fonte histórica. Um documento alternativo. Revista eletrônica História e História, 2006b.
FEITOSA, L. C. Amor e sexualidade: o masculino e o feminino em grafites de Pompéia. São Paulo: Annablume, 2005.
FUNARI, P. P. A. Brasileiros e romanos: colonialismo, identidades e o papel da cultura material. In: CHEVITARESE, A. L.; CORNELLI, G.; SILVA, M. A. de O. (Org.). Tradição Clássica e o Brasil. Brasília: Fortiu, 2008, p. 179-186.
FUNARI, P. P. A. A renovação da História Antiga. In: KARNAL, L. (Org.) História na sala de aula – conceitos práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2006, p. 95-108.
FUNARI, P. P. A. Class interests in Brazilian archaeology. International Journal of Historical Archaeology 6, 3, p. 209-216, 2002.
FUNARI, P. P. A. Brazilian archaeology, a reappraisal. In: POLITIS, G.; ALBERTI, B. (Ed.). Archaeology in Latin America. London: Routledge, 1999a, p. 17-37.
FUNARI, P. P. A. Algumas contribuições do estudo da cultura material para a discussão da História da colonização da América do Sul. Tempos Históricos, n. 1, p. 11-44, 1999b.
FUNARI, P.P.A. European archaeology and two Brazilian offspring: classical archaeology and art history. Journal of European Archaeology, 5, 2, p. 137-148, 1997.
FUNARI, P. P. A. Rescuing ordinary people’s culture: museums, material culture and education in Brazil. In: STONE, P. G.; MOLINEAUX, B. L. (Ed.). The Presented Past, Heritage, museums and education. London: Routledge, 1994, p. 120-136.
FUNARI, P. P. A. A vida popular na Antiguidade Clássica. São Paulo: Contexto, 1989.
FUNARI, P. P. A. Cultura(s) dominante(s) e cultura(s) subalterna(s) em Pompéia: da vertical da cidade ao horizonte do possível. Revista Brasileira de História, n. 7, v.13, p. 33-48, 1986.
GARRAFFONI, R. S.; FUNARI, P. P. A.; PINTO, R. O estudo da Antiguidade no Brasil: as contribuições das discussões teóricas recentes. In: HINGLEY, R. O Imperialismo Romano: novas perspectivas a partir da Bretanha. São Paulo: Annablume, 2010, p. 09 25.
HINGLEY, R. O Imperialismo Romano: novas perspectivas a partir da Bretanha. São Paulo: Annablume, 2010.
HINGLEY, R. Imagens de Roma: uma perspectiva inglesa. Tradução de Renata Senna Garraffoni e revisão de Pedro Paulo A. Funari. In: FUNARI, P. P. A. (Org.) Repensando o Mundo Antigo. Campinas, IFCH-UNICAMP, Coleção Textos Didáticos n. 47, março de 2002.
HINGLEY, R. (Org.). Images of Rome: perceptions of Ancient Rome in Europe and the United States in the Modern Age. Journal of Roman Archaeology, Supplementary Series 44, 2001.
HINGLEY, R. Roman officers and English gentlemen – the imperial origins of Roman Archaeology. London: Routledge, 2000.
HINGLEY, R. The “legacy” of Rome: the rise, decline and fall of the theory of Romanization. In: WEBSTER, J.; COOPER, N. (Org.). Roman Imperialism: post colonial perspectives. Leicester: University of Leicester Press, 1996, p. 35-48.
HODDER, I. Reading the past – current appoaches to interpretation in Archaeology. Cambridge: CUP, 1999.
HODDER, I. Theory and practice in Archaeology. London: Routledge, 1995.
JONES, S. Historical categories and the praxis of identity: the interpretation of ethnicity in Historical Archaeology. In: FUNARI, P. P. A. et alli (Org.) Historical Archaeology: back from the edge. London: Routledge, 1999, p. 219-232.
JONES, S. The Archaeology of ethnicity: constructing identities in the past and present. London: Routledge, 1997.
LAURENCE, R. The uneasy dialogue between Ancient History and Archaeology. In: Sauer, E.W. (Ed.) Archaeology and ancient history: breaking down the boundaries. London: Routledge, 2004, p. 99-113.
SETTIS, S. The future of the “classical”. Cambridge: Polity Press, 2006.
SHANKS M.; TILLEY, C. Re-constructing Archaeology. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
SHANKS, M.; HODDER, I. Processual, postprocessual and interpretatives archaeologies. In: WHITLEY, D. S. (Org.) Reader in archaeological theory: post processual and cognitive approaches. London: Routledge, 1998, p. 69-94.
TRIGGER, B. G. A History of Archaeology. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
UCKO, P. Archaeological interpretation in a world context. In: UCKO, P. Theory in Archaeology: a world perspective. London: Routledge, 1995, p. 1-27.
WEEDON, C.; JORDAN, G. Cultural Politics: class, gender, race, and the postmodern world. Malden: Blackwell publishers, 1995.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos 2014
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
a. L’Auteur mantient les droits d’Auteur et accorde à la revue le droit de première publication.
b. L’Auteur a l’autorisation pour assumer des contrats additionnels séparément, pour distribution non exclusive de la version du travail publiée dans cette revue (ex.: publier en répertoire institutionnel ou comme chapitre de livre), avec reconnaissance de l’Auteur et publication initiale dans cette revue.
c. L’Auteur a l’autorisation et est encouragé à publier et distribuer leur travail en ligne (ex.: dans des répertoires institutionnels ou dans votre page personnelle) après la première publication par la revue, avec les créances.
d. Les textes de la revue sont publiés sous Licence CC BY 4.0 Deed Attribution 4.0 International (CC BY).