A arte de Homero e o historiador: observações introdutórias

Autori

  • Félix Jácome Neto

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i2.9061

Parole chiave:

Homero, Teoria Oral, Poemas homéricos

Abstract

Este artigo visa abordar algumas características literárias específicas dos poemas homéricos - Ilíada e Odisseia - sobre as quais uma abordagem histórica precisa estar plenamente consciente de modo a entender o tipo de registro discursivo com o qual trabalha, bem como o contexto cultural que informa a produção da épica homérica. A obscura e altamente debatida evidência sobre os estágios mais recuados da produção e da transmissão dos poemas, assim como os dispositivos estilísticos específicos de um texto derivado da oralidade, logo distinto da nossa experiência moderna de literatura, são desafios que o historiador precisa estar ciente de modo a formular suas hipóteses de trabalho de forma mais consistente. Desse modo, este artigo oferece uma visão geral destes temas, enquanto sugere leituras adicionais de aprofundamento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

Documentação primaria impressa

ARISTOTELES. Poética. Tradução e notas de Ana Maria Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2011.

CICERÓN. Sobre el Orador. Traduccion y notas de Jose Javier Iso. Madrid: Editorial Gredos, 2002.

HERÓDOTO. Historias Libros I-II. Traducción y notas de Carlos Schrader. Madrid: Editorial Gredos, 1992.

HOMERI. Ilias. Regnovit Helmut Van Thiel. Hildesheim: Georg Olms Verlag, 2010.

HOMERI. Odyssea. Regnovit Helmut Van Thiel. Hildesheim: Georg Olms Verlag, 1991.

HOMERO. Ilíada. Tradução de Frederico Lourenço. Lisboa: Livros Cotovia, 2005.

HOMERO. Odisseia. Tradução de Frederico Lourenço. Lisboa: Livros Cotovia, 2003.

PLATON. Hipparque. Texte établi et traduit par J. Souilhé. In: Platon. Oeuvres complètes. Tome XIII, 2e partie: Dialogues suspects. Paris: Les Belles Lettres, 1930.

Obras de apoio

AUERBACH, E. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1976.

AUSTIN, N. Archery at the dark of the moon: poetic problems in Homer's Odyssey. California: University of California Press, 1975.

BAKKER, E. J. Homer, Odysseus, and the Narratology of Performance. In: GRETHLEIN, Jonas; RENGAKOS, A. (Org.). Narratology and interpretation: the content of narrative form in Ancient Literature. Berlin: De Gruyter, 2009, p. 117-36.

CAIRNS, D. L. Introduction. In: CAIRNS, D. L. (Org.) Oxford readings in Homer's Iliad. Oxford: Oxford University Press, 2002, p. 1-56.

COMBELLACK, F. M. Milman Parry and Homeric artistry. Comparative Literature, 11.3, p. 193-208, 1959.

DE JONG, I. Narrators and focalizers: the presentantion of the story in the Iliad. Bristol: Bristol Classical Press, 2004 [1987].

DONLAN, W. et alii. Ancient Greece: a political, social, and cultural history. Oxford: Oxford University Press, 1999.

DONLAN, W. The pre-state community in Greece. Symbolae Osloenses, v. 64, n.1, p. 5 29, 1989.

EDWARDS, M. W. Homer: the poet of the Iliad. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1987.

FOWLER, R. (Org.). The Cambridge Companion to Homer. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

GILBERT, J. The Chanson de Roland. In: KAY, S.; GAUNT, S. (Org.).The Cambridge Companion to Medieval French Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2008, p. 21-34.

GRIFFIN, J. Homeric Words and Speakers. The Journal of Hellenic Studies 106, p. 36 57, 1986.

HAUBOLD, J. Homer's People. Epic poetry and social formation. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

JÁCOME NETO, F. História Social através da Literatura: considerações sobre o inconsciente político da épica homérica a partir do aporte teórico de Fredric Jameson. In: SOUZA NETO, J. M. G. (Org.). Antigas Leituras: diálogos entre a História e a Literatura. Recife: EDUPE, 2012, p. 57-78.

JANKO, R. πρῶτον τε καὶ ὕστατον αἰὲν ἀείδειν: relative chronology and the literary history of the Greek epos. In: ANDERSEN, Ø.; HAUG, D. T. T. (Org.). Relative chronology in early Greek epic poetry. Cambridge: Cambridge University Press, 2012, p. 20-43.

JANKO, R. The Homeric Poems as Oral Dictated Texts. The Classical Quarterly, v. 48, n.1, p. 1-13, 1998.

JANKO, R. The Iliad: a commentary. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. v. IV.

JENSEN, M. S. The Homeric Question and the Oral-Formulaic Theory. Copenhagen: Museum Tusculanum Press, 1980.

JONES, H. S. The “Ancient Vulgate” of Plato and Vind. F. The Classical Review, v. 16, n. 2, p. 388-391, 1902.

LESKY, A. História da Literatura Grega. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.

NAGY, G. Homeric Questions. Texas: University of Texas Press, 1996.

OLIVEIRA, G. Histórias de Homero: um balanço das propostas de datação dos poemas homéricos. Revista História e Cultura, p. 126-147, 2012.

PARRY, A. Introduction. In: PARRY, A. (Org.). The collected papers of Milman Parry. Oxford: Oxford University Press, 1987. [1971]

PARRY, M. Studies in the epic technique of oral verse-making I. Homer and Homeric style. In: PARRY, A. (Org.). The collected papers of Milman Parry. Oxford: Oxford University Press, 1987a, p. 266-324. [1971]

PARRY, M. The traditional epithet in Homer. In: PARRY, A. (Org.). The collected papers of Milman Parry. Oxford: Oxford University Press, 1987b, p. 1-190. [1971]

PEREIRA, M. H. da R. Estudos de História da Cultura Clássica I: a cultura grega. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.

PFEIFFER, R. History of Classical Scholarship: from the beginnings to the end of the Hellenistic age. Oxford: Clarendon Press, 1968.

SEAFORD, R. Reciprocity and Ritual: Homer and tragedy in the developing city-State. Oxford: Clarendon Press, 1994.

SPIEGEL, G. M. History, historicism, and the social logic of the text in the Middle Ages. Speculum, 65.1, p. 59-86, 1990.

WERNER, C. Os limites da autoridade de Odisseu na Odisseia. Calíope, 13, p. 9-29, 2005.

WEST, M. The making of the Iliad: disquisition and analytical commentary. Oxford; New York: Oxford University Press, 2011.

WEST, M. Towards a chronology of early Greek epic. In: ANDERSEN, Ø; HAUG, Dag T. T. (Org.). Relative chronology in early Greek Epic poetry. Cambridge: Cambridge University Press, 2012, p. 224-241.

WEST, S. The transmission of the text. In: WEST, S. et alii. A commentary on Homer’s Odyssey. Oxford: Clarendon Press, 1988, p. 33-48. v. I.

ZEITLIN, F. Figuring fidelity in Homer’s Odyssey. In: COHEN, B. (Org.). The Distaff Side: representing the female in Homer’s Odyssey. Oxford: Oxford University Press, 1995, p. 117-152.

Pubblicato

30-12-2013

Come citare

NETO, Félix Jácome. A arte de Homero e o historiador: observações introdutórias. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 2, p. 197–218, 2013. DOI: 10.17648/rom.v0i2.9061. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/9061. Acesso em: 17 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossier: Omero tra la Storia e la Letteratura