A arte de Homero e o historiador: observações introdutórias

Autori

  • Félix Jácome Neto

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i2.9061

Parole chiave:

Homero, Teoria Oral, Poemas homéricos

Abstract

Este artigo visa abordar algumas características literárias específicas dos poemas homéricos - Ilíada e Odisseia - sobre as quais uma abordagem histórica precisa estar plenamente consciente de modo a entender o tipo de registro discursivo com o qual trabalha, bem como o contexto cultural que informa a produção da épica homérica. A obscura e altamente debatida evidência sobre os estágios mais recuados da produção e da transmissão dos poemas, assim como os dispositivos estilísticos específicos de um texto derivado da oralidade, logo distinto da nossa experiência moderna de literatura, são desafios que o historiador precisa estar ciente de modo a formular suas hipóteses de trabalho de forma mais consistente. Desse modo, este artigo oferece uma visão geral destes temas, enquanto sugere leituras adicionais de aprofundamento.

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Pubblicato

30-12-2013

Come citare

NETO, Félix Jácome. A arte de Homero e o historiador: observações introdutórias. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 2, p. 197–218, 2013. DOI: 10.17648/rom.v0i2.9061. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/9061. Acesso em: 27 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossier: Omero tra la Storia e la Letteratura